A Conferência Territorial é composta de cinco encontros em municípios chave do Piauí, como: Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina.

Na última terça-feira (19), a cidade de Parnaíba foi palco da Conferência Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, marcando a quarta etapa de uma série de cinco encontros preparatórios para a I Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí prevista para acontecer na Universidade Federal do Piauí (UFPI) na próxima terça-feira, 26 de março.

As Conferências estão acontecendo simultaneamente em todo o Brasil como parte da programação para a 5ª Conferência Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (CNCTI), agendada para ocorrer de 4 a 6 de junho em Brasília.

No Piauí, tanto as Conferências Territoriais quanto a Conferência Regional são resultados do trabalho conjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), EMBRAPA, SEBRAE, entre outras instituições de destaque no cenário científico e tecnológico do estado, contando também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e outras instituições de ensino locais.

Ao lado do professor João Batista, coordenador geral do evento, professora Marcoelis Pessoa representando a FAPEPI na Conferência Territorial em Parnaíba.

A programação em Parnaíba contemplou uma ampla variedade de atividades, incluindo a apresentação geral dos objetivos da conferência, a metodologia de trabalho e a formulação das proposições em torno dos quatro eixos temáticos estabelecidos:

  • Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;
  • Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;
  • Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Os participantes foram divididos em grupos representando cada um dos eixos temáticos, onde apresentaram propostas e discutiram tópicos relevantes para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Piauí. A dinâmica dos grupos de trabalho foi conduzida utilizando técnicas como Brainstorming e Priorização, visando estimular a criatividade e identificar as propostas mais relevantes.

O evento culminou com uma plenária no Auditório Central da UFDPar, onde as proposições foram apresentadas e discutidas de forma colaborativa, reunindo contribuições e insights de especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil presentes.

Com o sucesso da conferência em Parnaíba, as expectativas se renovam para o último encontro territorial que acontece em nesta quinta-feira (21) em Teresina, onde novas ideias e iniciativas certamente serão compartilhadas em prol do avanço científico, tecnológico e inovador do Piauí e do país como um todo.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:21 de março de 2024