Em um encontro promissor ocorrido ontem, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), João Xavier, em representação ao governador Rafael Fonteles, recebeu uma comitiva liderada por Nelson Simões, diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A reunião contou ainda com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, e Risalva Santos, coordenadora geral da RNP no Piauí.

O encontro foi marcado por discussões profundas sobre iniciativas inovadoras, destacando a contribuição da RNP para o desenvolvimento acadêmico e de saúde na região. Entre os pontos de destaque, duas iniciativas se sobressaíram: o serviço global Eduroam e o impactante programa Piauí Saúde Digital.

Eduroam: Conectando Comunidades Acadêmicas Globalmente

Nelson Simões, diretor geral da RNP, enfatizou a relevância do serviço Eduroam, uma plataforma que revoluciona a conectividade para estudantes, pesquisadores e professores. O Eduroam permite que membros da comunidade acadêmica se conectem à internet de forma segura e eficiente em qualquer campus ou instituição afiliada em todo o mundo.

“O Eduroam não é apenas uma rede, mas uma ferramenta que promove a colaboração global. Através dessa iniciativa, estamos proporcionando aos estudantes, pesquisadores e professores do Piauí o acesso à informação e à colaboração em uma escala internacional, impulsionando o potencial acadêmico da região”, destacou Simões.

Piauí Saúde Digital: Transformando o Sistema de Saúde

João Xavier, presidente da FAPEPI, ressaltou os impactos positivos significativos do programa Piauí Saúde Digital na gestão do sistema de saúde do estado. A iniciativa, que integra tecnologias inovadoras à gestão da saúde, visa proporcionar melhorias na prestação de serviços, facilitando o acesso à assistência médica e otimizando a comunicação entre profissionais de saúde.

Perspectivas Futuras e Agradecimentos

O encontro reforçou a parceria estratégica entre a FAPEPI e a RNP, apontando para futuras colaborações e iniciativas que possam impulsionar ainda mais a educação e a saúde no Piauí. Os presentes expressaram agradecimentos à RNP pelo comprometimento em promover avanços significativos nessas áreas cruciais para o desenvolvimento do estado.

O compromisso conjunto com a inovação e a colaboração ressoa como um testemunho do potencial transformador dessas parcerias, promovendo não apenas o progresso educacional e de saúde no Piauí, mas também estabelecendo um modelo para iniciativas similares em todo o país.

• Última modificação do post:26 de janeiro de 2024