No cenário desafiador da educação e da pesquisa no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) promove na próxima terça-feira (05), uma Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. O evento marca o início de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), que deve percorrer todas as 27 Unidades da Federação com o objetivo de compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2024 a 2028.

A oficina, a ser realizada na sede da FAPEPI, vai reunir uma gama diversificada de representantes estratégicos da comunidade científica, do setor público, do setor empresarial e da sociedade civil organizada, com o objetivo de compartilhar o compromisso de promover o avanço da educação e da ciência no Estado do Piauí e em todo o país.

Segundo o convite oficial, o evento vai proporcionar um espaço para diálogos significativos sobre os temas prioritários para o Estado do Piauí, que demandam investimentos na formação e fixação de mestres e doutores, além da atração de pós-doutores. Na oportunidade, também serão discutidas potenciais inovações necessárias na pós-graduação brasileira, visando fortalecer ainda mais o sistema de pesquisa e educação superior do país.

A presença dos convidados é vista como fundamental para enriquecer os debates e compartilhar valiosas perspectivas de cada setor representado. A expectativa é que a oficina contribua significativamente para moldar o futuro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), uma peça fundamental no desenvolvimento do país.

A iniciativa da FAPEPI é recebida com entusiasmo por aqueles que se preocupam com o avanço da pesquisa e da educação superior no Brasil. A construção de um PNPG robusto e atualizado é vista como um passo crucial para enfrentar os desafios do século XXI e promover o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do país.

Agradecendo antecipadamente pelo interesse e engajamento dos participantes, a FAPEPI reforça a importância desta iniciativa e destaca o potencial transformador que a Oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação pode ter para o futuro da educação e da pesquisa no Brasil.

• Última modificação do post:4 de setembro de 2023