Na manhã da última terça-feira (12), teve início a Conferência Preparatória Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, marcando o primeiro de uma série de cinco encontros estratégicos nas cidades de Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Este evento, promovido pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), Sociedade Brasileira para o Programa da Ciência (SBPC), EMBRAPA, SEBRAE, dentre outras e tendo como mobilizadora a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e outras instituições de ensino locais, tem como objetivo central preparar o terreno para a 5ª Conferência Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (CNCTI), programada para ocorrer de 4 a 6 de junho em Brasília.

Além de Floriano, a I Conferência Estadual do Piauí passará por outras quatro cidades, entre elas: Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina.


O tema “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido” reflete a intenção de promover discussões que resultem na construção de políticas impulsionadoras do desenvolvimento científico e tecnológico no estado. Cada encontro territorial terá a responsabilidade de coordenar ações em áreas específicas, assegurando uma representação abrangente e participativa.


A abertura da conferência foi realizada no Campus Barros Araújo da UESPI, onde foram debatidos dois eixos temáticos cruciais: “Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos no Piauí” e “Tecnologia para Inovação e Desenvolvimento Social”. O evento contou com a participação de pesquisadores, representantes da cadeia produtiva e membros da sociedade interessados no avanço dessas áreas no estado.


O professor João Batista, coordenador geral da conferência, expressou sua expectativa de que o evento congregue pesquisadores, docentes e estudantes interessados no tema, contribuindo para a formulação de uma política nacional de inovação. Ele enfatizou que as discussões estabelecerão uma ponte crucial entre a academia e o mercado, permitindo aos pesquisadores compreenderem as demandas reais por meio da participação ativa de empreendedores, cooperativas e ONGs.


Após a abertura, os participantes começaram a delinear os primeiros passos para a elaboração de um documento que servirá como base para as discussões durante a conferência. Esse documento será fundamental para a construção de um plano de ação e estratégia de inovação no estado, cujo resultado será posteriormente encaminhado para análise nas esferas estadual e regional nordeste, delineando os rumos da ciência, tecnologia e inovação na região.


As atividades da conferência estão sendo transmitidas pelo Canal da UESPI no Youtube, proporcionando uma ampla participação e envolvimento da comunidade interessada. A FAPEPI, como mobilizadora do evento, reforça seu papel fundamental no apoio e promoção do avanço científico e tecnológico no estado do Piauí.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:13 de março de 2024