Pela primeira vez, Teresina foi palco do FINEP DAY, um importante evento para o debate de oportunidades e investimentos voltados à projetos inovadores e startups.

O evento aconteceu no Blue Tree Hotel nesta sexta-feira (01), e reuniu representantes do poder público, empresários, investidores, membros da comunidade acadêmica, especialistas e entusiastas do cenário tecnológico e empresarial, interessados em conhecer melhor as linhas de fomento ofertadas pela FINEP, FAPEPI, Investe Piauí e Governo do Estado, e assim, contribuir para o impulsionamento da economia e a promoção do desenvolvimento do Piauí através do Empreendedorismo e da Inovação.

“O Piauí tem uma gestão dinâmica, é um estado que vem crescendo muito nos últimos anos formando uma base social e científica muito sólida e está na hora de virar a chave com este governador dinâmico e a gente pisar firme com a FINEP aqui no Piauí”, destacou o presidente da FINEP, Celso Pansera.

Promovido através de uma parceria estratégica entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Governo do Estado, a Investe Piauí e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), o FINEP Day Teresina também contou com a presença de figuras importantes como o governador do estado, Rafael Fonteles, o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, o presidente da FINEP, Celso Pansera e o diretor-presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo, além de deputados federais como Merlong Solano, Francisco Costa e Flávio Nogueira.

A programação do evento incluiu painéis temáticos nos quais foram apresentadas as oportunidades de financiamento e apoio oferecidas pela FINEP, os resultados obtidos pela FAPEPI por meio de suas linhas de fomento com programas de bolsas e auxílios e os acordos de cooperação e ao final, os presentes puderam tirar dúvidas, compartilhar suas experiências, conhecimentos e discutir estratégias para fomentar o Empreendedorismo e a Inovação no estado

Durante sua participação no evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância de estimular o surgimento e o crescimento de startups e empreendimentos inovadores no Piauí.

“Estamos batendo em todas a portas que tenham dinheiro para Inovação. Fora o que estamos utilizando do próprio Tesouro Estadual para em termos relativos, ser o estado do Brasil que mais investe em Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse é o nosso plano”.

Em seguida, confirmando seu compromisso em tornar o Piauí um polo de inovação e empreendedorismo no Brasil. O governador Rafael Fonteles e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, Celso Pansera, assinaram um acordo entre Governo do Estado e FINEP para liberação de R$ 20 milhões para investimentos em startups piauienses. Deste valor, R$ 12,2 milhões devem ser destinados ao Programa TECNOVA 3, executado pela FAPEPI, para o financiamento de micro, pequenas e médias empresas piauienses interessadas em investir em inovação tecnológica.

O presidente da FAPEPI, professor João Xavier, esteve presente no evento e parabenizou as instituições envolvidas em impulsionar a Inovação e o Empreendedorismo como motores do desenvolvimento econômico e social do Piauí.

“Quero parabenizar o presidente Pansera, toda a sua equipe e o presidente Lula pela grandeza e a luta para recompor os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia que agora está aportando dez bilhões em ações e editais que nós pudemos presenciar aqui. Editais de recuperação, ampliação e inovação de estrutura de ciência e tecnologia em todo o país. Sem essa ação do governo Lula através da FINEP, não seria possível esse momento que presenciamos de assinatura e lançamento do Programa TECNOVA3”, afirmou.

Com a realização do evento, a expectativa é que novas oportunidades de negócios tenham sido geradas assim como o fortalecimento da rede de contatos e parcerias entre os participantes. O FINEP Day Teresina representou um marco importante para o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado ao reunir diversos atores do ecossistema de inovação em um ambiente propício para a troca de ideias e a criação de parcerias, como também o surgimento e crescimento de novos negócios inovadores.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:1 de março de 2024