Acontece desde segunda-feira (21) a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promoverá eventos em todo o Brasil com o objetivo de dar visibilidade às descobertas e inovações produzidas por instituições nacionais de pesquisa. A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento, muitas vezes restrito a acadêmicos, para os cidadãos, especialmente os mais jovens.

Pensando nisso e com o objetivo de disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) divulgou o edital 004/2019, para conceder auxílio financeiro parcial a pesquisadores com vínculo em instituições de ensino e pesquisa do Estado do Piauí, de educação básica ou superior, pública ou privada sem fins lucrativos.

O intuito do Edital 004/2019 é apoiar a organização de evento científico, tecnológico e de inovação a serem realizados exclusivamente no território do Piauí. Neste ano, fomenta atividades ligadas a popularização da ciência a serem realizadas exclusivamente no período da SNCT 2019. As propostas contempladas com a iniciativa são de cinco territórios do estado do Piauí.

O edital é contemplado com recursos financeiros do Tesouro Estadual, no valor global de R$ 40 mil sendo destinados no máximo R$ 4 mil, para cada proposta aprovada. O edital contempla, exclusivamente, eventos científicos realizados no território do Estado do Piauí. Foi aceita uma única proposta por Território de Desenvolvimento do Estado, definido conforme o documento denominado Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Piauí (PDES) 2050.

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com secretarias da área nos estados e municípios, além de universidades, escolas e instituições de ensino e pesquisa.

Neste ano, a SNCT terá como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A cada ano, um assunto é escolhido como forma de orientar as atividades e voltar a atenção para problemas relacionados. De acordo com o MCTIC, o tema foi escolhido pela importância do fomento a projetos voltados a estimular o desenvolvimento sustentável em diversos campos, como biotecnologia industrial, saúde e agronomia, entre outros.

Propostas aceitas pelo edital 004/2019:

IFPI Campus Floriano – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 – De 23 a 26 de outubro

UESPI Piripiri – II Workshop de Ciência e Tecnologia – De 21 a 26 de outubro

IFPI Campus São João do Piauí – Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido do Piauí – De 23 a 25 de outubro

IFPI Campus Corrente – III Encontro de Agropecuária – De 23 a 25 de outubro

IFPI Campus Teresina Zona Sul – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CTZS – De 23 a 25 de outubro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:12 de novembro de 2019