A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) participou nesta segunda-feira (4) da solenidade de abertura dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) 2024, que acontecem até o dia 8 de novembro, com o tema “A Inteligência Artificial e a Universidade: Oportunidades e Desafios para o Ambiente Acadêmico”.

O evento, que é o maior do calendário acadêmico da Ufpi, vai reunir alunos, professores e pesquisadores para discutir o impacto da inteligência artificial (IA) nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, destacando os avanços e desafios que a tecnologia impõe ao ambiente universitário.

A cerimônia de abertura ocorreu no Cine Teatro da Ufpi, com apresentações culturais e a formação da mesa de honra, que contou com a presença do reitor da Ufpi, Gildásio Guedes, e do presidente da Fapepi, professor João Xavier, além de outras autoridades acadêmicas e do secretário estadual de Inteligência Artificial, André Macêdo.

Em seu discurso, Xavier ressaltou as contribuições da Fapepi à universidade, apontando o expressivo número de bolsas de pesquisa contempladas pela UFPI em 2024: 124 bolsas de mestrado, 72 de doutorado e 3 de pós-doutorado, somando-se a 100 bolsas de iniciação científica. Ele comentou ainda a expectativa do governo do estado em ampliar os recursos para ofertas de bolsas em 2025.

Professor João Xavier, presidente da Fapepi durante solenidade de abertura do SIUFPI 2024. Foto: ASCOM FAPEPI.

Ainda durante sua participação, Xavier também destacou o apoio da Fapepi à Ufpi através dos editais de eventos científicos. Em 2024, foram financiados 52 eventos de divulgação e popularização da ciência na universidade, com um aporte de mais de R$ 334 mil reais, demonstrando o compromisso da fundação em fomentar a cultura científica no estado como também reconhecer o valor da Ufpi enquanto um polo de inovação e excelência científica. O investimento reflete o compromisso de construir uma base sólida para a formação de novos pesquisadores e a difusão do conhecimento científico no Piauí.

Após a solenidade, a palestra de abertura foi conduzida pelo professor André Macêdo, secretário estadual de Inteligência Artificial, que discorreu sobre o papel e as ferramentas da IA na economia digital e sua relevância para a ciência, tecnologia e inovação.

André Macêdo, Secretário Estadual de Inteligência Artificial. Foto: ASCOM FAPEPI.

Nos dias seguintes, o SIUFPI prossegue com uma extensa programação, incluindo apresentação de trabalhos, palestras, mesas-redondas e lançamentos de livros, com atividades organizadas por cada setor da universidade para aprofundar discussões sobre os desafios e possibilidades da IA no contexto acadêmico.

O SIUFPI 2024 abre espaço para o diálogo e a reflexão sobre o futuro da educação e da pesquisa, promovendo um ambiente dinâmico e inovador para o desenvolvimento da ciência no Piauí e incentivando as discussões sobre rumos da ciência e tecnologia em tempos de Inteligência Artificial.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:4 de novembro de 2024