Neste sábado (11), será realizado evento em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, e que foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. Em 2023, a FAPEPI terá como ação central uma live em forma de mesa virtual para debate comemorativo sobre a temática.

A participação das mulheres na ciência ainda apresenta indicadores baixos, cerca de 30%, segundo dados apresentados pela ONU e UNESCO, devido a diversos fatores que dificultam seu acesso.

No Brasil, a proporção é ainda menor: as mulheres ocupam apenas 14% das posições na Academia Brasileira de Ciências. Desde que o Nobel foi criado, em 1901, o prêmio foi concedido a mais de 622 pessoas nas áreas de ciências, mas apenas 22 dos vencedores foram mulheres.

Na FAPEPI, os Editais de Bolsas de Iniciação Científica garantem a participação percentual de meninas e mulheres como bolsistas. Além disso, nos demais editais, as mulheres cientistas estão sempre em evidência, com políticas que as favorecem.

A Prof.ª Dr.ª Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Gerente da Diretoria Técnico-Científica (DTC) e professora da Universidade Estadual do Piauí – Campus Jesualdo Cavalcanti (UESPI-CORRENTE), será a mediadora da mesa virtual do evento. Também foram convidadas a compor a mesa a prof.ª Dr.ª Iraneide Soares da Silva (UESPI-Teresina), a Prof.ª. Dr.ª Olívia Cristina Perez professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Ana Vanessa Torres Barros, Bolsista do Edital 004-2022 | PBIC da FAPEPI, e discente da Universidade Estadual do Piauí – Campus Barros Araújo (UESPI-PICOS).

O evento deve ocorrer a partir das 10h, no dia 11 de fevereiro, e será transmitido nas plataformas digitais da FAPEPI.

Cronograma

10:00h – ABERTURA – Fala inicial sobre a data, apresentação da temática da mesa e das participantes.
10:15h – INÍCIO DAS FALAS – Falas de no máximo 10 minutos para cada integrante da mesa. As falas podem ser intercaladas, dialogadas, mas sempre mediadas.
10:50h – DISCUSSÕES E LEITURA DE COMENTÁRIOS – Debates de perguntas e comentários feitos nas plataformas. Discussões sobre as temáticas levantadas pelas participantes.
11:20h – TÉRMINO – Despedida e agradecimento pela participação das pesquisadoras e pelo acompanhamento do público externo.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:6 de março de 2023