Acontece em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de março, o 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, um importante encontro entre os principais atores do cenário científico e tecnológico do país. O evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), reuniu secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de representantes de entidades e agências de fomento à CT&I federais e internacionais.

Registro da primeira reunião do ano do CONFAP. (fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP)

Um dos destaques do evento foi a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), representada pelo presidente, João Xavier, que se fez presente em diversas atividades durante o encontro. A presença da FAPEPI demonstra o compromisso do estado do Piauí com o desenvolvimento científico e tecnológico, além de evidenciar a importância da cooperação entre as diferentes regiões do Brasil para impulsionar a inovação.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI, no 63° Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP.
(fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP)

“Estamos honrados em representar o estado do Piauí neste importante encontro nacional. A presença da FAPEPI no Fórum CONSECTI  & CONFAP reafirma nosso compromisso com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação em nossa região. É através de eventos como este que podemos estabelecer parcerias, trocar experiências e buscar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. Acreditamos que o desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental para o progresso do nosso estado e do país como um todo, e estamos empenhados em contribuir para esse avanço”, destacou João Xavier.

No primeiro dia do Fórum, quarta-feira (13), ocorreu a primeira reunião do ano do CONFAP, onde presidentes e representantes das FAPs discutiram pautas estratégicas de interesse regional. Destaca-se a votação para alteração da diretoria da Região Norte do CONFAP, que agora é dirigida por Marcel do Nascimento Botelho, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Esta mudança sinaliza o fortalecimento da representação regional no cenário nacional de CT&I.

Ainda durante a reunião, o diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Jr, apresentou o Programa de Atração e Fixação de Pesquisadores para Inovação e Desenvolvimento Científico – Conhecimento Brasil. Esta iniciativa busca repatriar talentos científicos, tecnológicos e inovadores para contribuir com o desenvolvimento nacional em áreas prioritárias, contando com o apoio das FAPs.

Na oportunidade, também foi assinado um Acordo de Cooperação entre o CONFAP e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito da Iniciativa Amazônia+10. Este acordo prevê um aporte financeiro de US$300 mil ao longo de dois anos, visando impulsionar ações de desenvolvimento sustentável e inclusivo na região amazônica.

Na noite de abertura do Fórum, ocorreu a cerimônia de premiação nacional do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Johanna Döbereiner (3ª Edição), transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CONFAP. Este momento destacou os esforços e as conquistas das instituições e pesquisadores que se destacaram no cenário nacional de CT&I.

Nesta quinta-feira (14), segundo dia do evento, a programação científica incluiu uma série de palestras e painel com representantes de diferentes setores, como Indústrias Química e Petroquímica, Universidades, Institutos de Pesquisa e Agências de Fomento. Estas palestras proporcionaram um amplo debate sobre os desafios e oportunidades para a inovação no Brasil, estimulando a colaboração entre academia, indústria e governo.

A programação do 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP encerra nesta sexta-feira (15), deixando um legado de diálogo, cooperação e compromisso com o avanço da ciência, tecnologia e inovação no país.

A reunião entre os membros do CONFAP é realizada quatro vezes, o próximo Fórum Nacional CONFAP será realizado pela FAPES em Vitória/ES, nos dias 18, 19 e 20 de junho, prometendo continuar fomentando o desenvolvimento científico e tecnológico em todas as regiões do Brasil.

FONTE: CONFAP COM ADAPTAÇÕES.

• Última modificação do post:14 de março de 2024