A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) esteve representada por seu presidente, João Xavier, e pela diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Eliciana Vieira, no evento de lançamento do Observatório de Dados do Piauí (OBPI), promovido pelo governo estadual.

Na oportunidade, também estiveram presentes diversas autoridades e representantes de órgãos governamentais, bem como de instituições da sociedade civil interessadas no avanço da governança e na utilização eficiente de dados para o planejamento estratégico.

O encontro que aconteceu na última terça-feira (07), teve como objetivo principal apresentar as novas ferramentas de mapeamento e visualização de dados públicos, visando aprimorar a gestão pública e fortalecer a prática de decisões baseadas em evidências.

Uma das principais apresentações do evento foi o catálogo de dados socioeconômicos do estado, que reúne quase 600 bancos de dados e mais de 8.000 variáveis. Essas informações serão cruciais para embasar decisões assertivas e para a construção de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Plano Piauí 2030.

A iniciativa é resultado do trabalho da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), Superintendência de Transformação Digital (STDG) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro).

Para a FAPEPI, a participação no lançamento do OBPI representa um passo significativo no fortalecimento da parceria entre a instituição e o governo estadual. A Fundação reconhece a importância do uso inteligente de dados para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Piauí, bem como para promover a transparência e a eficiência na gestão pública.

O lançamento do Observatório de Dados do Piauí: Módulo Socioeconômico, marca o início de uma nova era na gestão pública do estado, onde a informação e o conhecimento serão fundamentais para o progresso e o bem-estar da população. Com a participação ativa da FAPEPI e de outras instituições comprometidas com o desenvolvimento do Piauí, o OBPI tem potencial para se tornar uma referência nacional em governança e transparência.

Fonte: Governo do Piauí com adaptações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:8 de maio de 2024