A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) marcou presença na abertura da I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizada nesta terça-feira (29) no Gran Hotel Arrey, em Teresina.
O evento, que segue até 31 de outubro, reúne a XXV edição do Simpósio de Produção Científica, o XXIII Seminário de Iniciação Científica, o III Seminário de Inovação Tecnológica, o I Seminário de Extensão na Pós-Graduação, o XII Seminário de Extensão e o VI Seminário PIBEU, promovendo um espaço para debates e divulgação de pesquisas e ações científicas da universidade.
Representando a Fapepi, o presidente João Xavier compôs a mesa de honra juntamente com a coordenadora geral da Uapi, Angélica Costa, a coordenadora da Divisão de Planejamento e Projeto, Nayana Pinheiro e os Pró-Reitores da Uespi, Lucídio Bezerra e Joseane Carvalho (Proplan), Josiane Silva (Preg), Flávia Buenos Aires (Prad) e Rauirys Alencar (Prop).
Em seguida, João Xavier participou da mesa redonda “Desafios e Oportunidades das Fundações de Apoio no Desenvolvimento da Pesquisa e Inovação nas Universidades Brasileiras”. O debate abordou o papel das fundações de apoio à pesquisa como motor de impulsão para a inovação científica no país e destacou os desafios de promover um ambiente favorável à pesquisa dentro das universidades.
Xavier ressaltou o compromisso da Fapepi com o fortalecimento da pesquisa no Piauí e destacou os investimentos que a fundação tem direcionado à Uespi em áreas como iniciação científica, inovação tecnológica e extensão. “A Fapepi tem buscado incessantemente consolidar o Piauí como um polo de desenvolvimento científico e inovação no Nordeste. O apoio contínuo aos projetos de pesquisa, desde a graduação até a pós-graduação, é fundamental para formar profissionais qualificados e fomentar soluções inovadoras para os desafios do estado e do país”, afirmou o presidente da Fapepi.
Além de Xavier, a mesa redonda contou com a participação dos professores doutores: Jesus Abreu, Superintendente da Fundação de Apoio à Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual do Piauí (Funtespi) e Antônio Vinícius Oliveira, Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) discutindo como parcerias entre órgãos de fomento e universidades podem melhorar a estrutura e o alcance da produção científica, incentivando iniciativas que promovam maior competitividade e visibilidade para a ciência produzida no Brasil.
Acordo de cooperação técnica – Fapepi e Uespi
Um ponto marcante durante o evento foi a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Fapepi e a Uespi com o intuito de estabelecer e regular o apoio financeiro aos pesquisadores da universidade por meio de bolsa de Desenvolvimento Científico, Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em desenvolvimento Tecnológico (Pibit).
A I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Uespi busca integrar e divulgar o trabalho de pesquisadores, estudantes e professores da instituição, promovendo um intercâmbio de conhecimento entre as diferentes áreas de estudo. O objetivo é reforçar a relevância da ciência e da inovação como agentes de desenvolvimento para o estado do Piauí.
A programação segue até o dia 31 de outubro, com palestras, mesas redondas e apresentações de projetos que integram pesquisa, extensão e inovação tecnológica.