Acontece entre os dias 10 e 11 de julho no município de São João do Piauí, o workshop do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”. O evento faz parte da programação do ProFruti, projeto financiado pela FAPEPI para incentivar o aumento da produtividade e produção de frutas no Piauí.

O workshop é resultado da parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Embrapa Meio Norte e Prefeitura de São João do Piauí.

Workshop do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, é uma oportunidade para apresentação de resultados dos projetos executados na região de São João do Piauí.

A FAPEPI marca presença representada pela presidente, João Xavier que esteve na companhia do coordenador do ProFruti, Valdemecio Ferreira, da secretária de desenvolvimento rural sustentável, Lariza Coutinho e dos pesquisadores da EMBRAPA, Patrícia Ritschel e João Dimas.

O Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil é voltado para a obtenção de cultivares de uvas para mesa, sucos e vinhos, especialmente adaptadas às diferentes condições brasileiras no que se refere ao clima, solo, relevo e temperatura.
Atualmente já foram lançadas 20 cultivares que têm como características uma elevada produtividade, diferentes ciclos de produção e alta resistência às doenças que atacam a cultura da videira, como o míldio e o oídio.

O evento realizado na cidade de São João do Piauí, conhecida como capital da uva, abre espaço para troca de ideias, experiências e apresentação de resultados dos projetos de fruticultura executados naquela região.

• Última modificação do post:11 de julho de 2023