Fapepi marca presença em reunião estratégica do Consórcio Nordeste em Brasília

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) marcou presença, nesta quarta-feira (9), em reunião estratégica da Câmara Técnica de Ciência e Apoio ao Conhecimento do Consórcio Nordeste, realizada em Brasília. O encontro reuniu representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia e das Fundações de Amparo à Pesquisa dos nove estados da região, com o objetivo de construir pautas integradas e planejar ações conjuntas para 2025.

Representando o Piauí, o presidente da FAPEPI, João Xavier, destacou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta para o fortalecimento regional. “Estamos reafirmando o papel do Governo Rafael Fonteles em investir em ciência, tecnologia e inovação como motores do desenvolvimento do Nordeste. O trabalho coletivo entre os estados é fundamental para transformar potencial em resultados concretos para a população”, afirmou Xavier.

A reunião faz parte de uma série de iniciativas do Consórcio Nordeste voltadas à integração de políticas públicas entre os estados da região. Com a pauta voltada à promoção da ciência, os participantes discutiram o alinhamento de editais, a cooperação técnica em projetos estruturantes e a ampliação do financiamento de pesquisas com impacto social e econômico.

Além disso, o encontro buscou consolidar uma agenda unificada para captação de recursos, articulando estratégias para garantir maior competitividade dos projetos nordestinos em chamadas nacionais e transnacionais.

A Câmara Técnica de Ciência e Apoio ao Conhecimento tem se consolidado como um dos principais espaços de articulação interestadual no campo da pesquisa e inovação. A presença da FAPEPI no encontro mostra a importância do Piauí nas discussões sobre o futuro da ciência no Nordeste.

Veja mais