A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), na última quinta-feira (24), recebeu a visita do professor Antônio Sales, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), para uma reunião com o presidente da Fundação, João Xavier e o diretor técnico-científico, Pedro Soares.

O encontro teve como foco a discussão de novas estratégias e parcerias para o desenvolvimento de tecnologias de óptica e informação quântica, especialmente nas áreas de criptografia e segurança da informação.

Com o crescimento das ameaças digitais, a criptografia quântica, que utiliza as propriedades físicas da mecânica quântica para garantir maior segurança, vem se destacando como o futuro da segurança da informação. O professor Sales explicou que a informação quântica, uma área que já avança globalmente, apresenta um potencial revolucionário para proteger dados e redes de comunicação.

Nesse sentido, a tecnologia quântica oferece um nível de proteção sem precedentes, pois é baseada em princípios que tornam praticamente impossível a violação de informações sem deixar rastros.

Para o presidente da Fapepi, professor João Xavier, dialogar sobre as tecnologias quânticas é uma necessidade estratégica. Com a ajuda de pesquisadores como o professor Sales, será possível posicionar o Piauí e o Brasil como polos de pesquisa e inovação em áreas de alta complexidade e crescente relevância, como a segurança digital quântica, destacou Xavier.

O encontro marcou um passo inicial para a discussão acerca de parcerias com universidades e centros de pesquisa, visando o fortalecimento das capacidades locais e nacionais na área quântica. Durante a reunião, discutiu-se a possibilidade de apoio a pesquisadores e iniciativas que atraiam investimentos em ciência e tecnologia de ponta para o estado. Uma vez que a Fundação está empenhada em consolidar alianças e abrir caminhos para que o Piauí e o Brasil participem do avanço quântico mundial, investindo em áreas estratégicas e fortalecendo suas posições no setor científico.

Segundo o professor Sales, no cenário global, diversos países já dominam o desenvolvimento de tecnologias quânticas voltadas para segurança, tornando essencial que o Brasil acompanhe essa transformação tecnológica para garantir a soberania e a proteção de suas infraestruturas críticas.

A visita do professor Sales representa um marco na busca pela construção de uma base científica e tecnológica no território piauiense e brasileiro voltada à inovação em segurança e criptografia quântica.

A Fapepi, por sua vez, reafirma o seu compromisso em fomentar projetos que possam inserir o Piauí e o Brasil nesse movimento, conectando universidades e centros de pesquisa para contribuir com o avanço científico e com o fortalecimento da segurança digital.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:25 de outubro de 2024