Parceria estratégica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) foi o tema da reunião nesta quarta-feira (17), entre o presidente da FAPEPI, professor João Xavier e staff, e representantes do INTERPI, Rodrigo Cavalcante, Vinícios Coelho e Rubens Ribeiro. A cooperação visa fortalecer a difusão de conhecimento e agilizar a troca de informações entre as instituições.
Para o diretor geral do INTERPI, Rodrigo Cavalcante, as informações produzidas pelo órgão podem ser úteis para a academia e para a população em geral. “Começamos a delinear um formato de parceria para que a gente leve pesquisadores para dentro do INTERPI e assim eles usem as informações que produzimos, aprofundem, gerem conhecimento, mapas, informações úteis não só para análise técnica, mas também para pesquisa nas universidades”, destacou.
A colaboração entre as duas instituições promete popularizar e tornar acessível para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, informações técnicas disponibilizadas pelo INTERPI. A participação de pesquisadores neste acordo de cooperação vai garantir que os dados apresentados pelo Instituto de Terras do Piauí sejam mais claros, acessíveis e contribuir também para o aprimoramento da biblioteca virtual no site do INTERPI.
O presidente da FAPEPI, professor João Xavier, demonstrou entusiasmo com a parceria por considerar fundamental a troca de dados e conhecimentos entre as instituições. Deste modo, reforçou o compromisso de trabalhar em conjunto com o INTERPI para promover a cooperação entre as instituições governamentais e contribuir para o desenvolvimento do estado.
A expectativa é de que a parceria entre a FAPEPI e o INTERPI resulte em uma troca contínua de informações e experiências, fortalecendo a produção científica, aprimorando as ações do governo estadual relacionadas à gestão territorial e contribuindo para a formulação de políticas públicas embasadas em dados acessíveis e atualizados.