A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) desempenhou um papel fundamental no apoio às ações do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a submissão de nove propostas para a Chamada CNPq/MCTI Nº 01/2023. Essa chamada, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo apoiar eventos gratuitos e abertos à comunidade, com o propósito de contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, bem como promover a divulgação e popularização da ciência.

FAPEPI e IFPI elaboram ações para a realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O Presidente da FAPEPI, professor João Xavier da Cruz Neto, deu um importante respaldo para a realização dessas propostas, demonstrando o comprometimento da instituição com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado do Piauí. Além disso, as Coordenações de Pesquisa dos campi e os servidores do IFPI, juntamente com outras instituições parceiras, contribuíram de forma significativa para o sucesso das iniciativas apresentadas.


As nove propostas submetidas pelos instituições foram distribuídas de maneira estratégica, abrangendo diferentes linhas de atuação, a fim de ampliar o impacto das atividades propostas. Foram seis propostas na linha C, voltada para eventos de abrangência escolar, que envolviam os campi de Parnaíba, Campo Maior, Floriano, São João do Piauí, Oeiras e Uruçuí. Além disso, duas propostas foram apresentadas na linha B, para eventos de abrangência intermunicipal, nos campi de Piripiri e Cocal. E, por fim, uma proposta de abrangência estadual, liderada pelo IFPI em conjunto com outras instituições parceiras, como a FAPEPI, UESPI, EMBRAPA e SENAI.


Essas propostas, uma vez aprovadas, contarão com financiamento por parte do Governo Federal e seguirão o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa abordagem mostra o compromisso do IFPI e da FAPEPI em direcionar esforços para a busca de soluções científicas e tecnológicas que sejam sustentáveis e contribuam para o desenvolvimento do estado e do país como um todo.


Dessa forma, a participação ativa e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí fortalecem o cenário científico e tecnológico do estado, bem como reforçam o compromisso das instituições envolvidas em promover o conhecimento, a inovação e o progresso socioeconômico da região.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:31 de julho de 2023