Discutir ações e estratégias para o fortalecimento da biotecnologia no estado do Piauí. Esse foi o objeto da reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira (04), com o Presidente Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), João Xavier da Cruz Neto, o presidente da Câmara de Biotecnologia do Estado do Piauí e coordenador focal do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), Romulo Vieira, e o professor Ney Rômulo de Oliveira Paula, coordenador do PPGBIOTEC da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Durante o encontro, foram apresentados projetos de pesquisa financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, que têm como foco a utilização da biotecnologia para a solução de problemas relacionados à saúde, meio ambiente e agronegócio. Além disso, os participantes debateram sobre a importância da formação de recursos humanos na área de biotecnologia e a necessidade de investimentos em infraestrutura e equipamentos para o avanço das pesquisas.

João Xavier destacou a importância da biotecnologia como um dos principais setores da economia do século XXI e ressaltou o compromisso da fundação em apoiar projetos de pesquisa que tenham impacto social e econômico no estado.

O presidente da Câmara de Biotecnologia do Estado do Piauí e coordenador focal do PPGBIOTEC, Romulo Vieira, enfatizou a relevância do programa para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado.

O professor Ney Rômulo de Oliveira Paula, coordenador do PPGBIOTEC da UFPI, destacou a importância da colaboração entre as instituições para o fortalecimento da biotecnologia no estado e ressaltou a necessidade de investimentos em pesquisa, formação de recursos humanos e infraestrutura para o avanço das pesquisas na área.

• Última modificação do post:4 de abril de 2023