Representada pelo presidente, João Xavier, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) esteve presente em um encontro importante realizado na sede do Banco do Nordeste (BNB) em Fortaleza, na última quarta-feira(22), para discutir parcerias e aportes de recursos destinados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região nordestina.
A reunião da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste contou com a participação de dirigentes de Fundações de Amparo à Pesquisa do Nordeste, representantes do BNB e de secretarias estaduais de CT&I.
Na oportunidade estiveram presentes, o presidente do BNB, Paulo Câmara, e diversos gestores de áreas relacionadas, como o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e o Hub de Inovação Banco do Nordeste (Hubine). Também marcou presença Sandra Monteiro, diretora Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), representando o presidente da entidade, Silvio Bulhões.
O encontro, articulado pelo Consórcio Nordeste, teve como principal objetivo explorar possibilidades de acordos e convênios entre os estados nordestinos e o BNB, visando a criação de empresas de base tecnológica e a subvenção de projetos inovadores.
Durante o evento o diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire, apresentou quatro principais linhas de fomento oferecidas pelo banco, destacando duas específicas para Ciência e Tecnologia: o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) e o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR) que juntas vão disponibilizar cerca de R$ 42,6 milhões de reais somente para este ano. Além disso, foram destacadas as oportunidades oferecidas pelo Hubine, com um aporte de R$ 61 milhões de reais em editais de fomento para startups e ecossistemas de inovação.
O Etene também foi mencionado como um importante parceiro na avaliação e desenvolvimento de políticas públicas e programas nos estados, reforçando seu papel de referência em estudos regionais.
Ao final do encontro, os participantes concordaram com a criação de um grupo de trabalho que envolverá representantes do Consórcio Nordeste, das Fundações de Amparo à Pesquisa e do BNB. O objetivo desse grupo será promover encontros periódicos para traçar estratégias de desenvolvimento e divulgação de editais, além de outras iniciativas de fomento ao fortalecimento da CT&I nos nove estados do Nordeste.
A reunião marca um passo significativo na articulação de recursos e esforços para o avanço científico e tecnológico na região nordeste, prometendo impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico local.
FONTE: SECITECE com adaptações.