A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI), comemorou seu trigésimo aniversário em uma cerimônia especial realizada na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro. O evento que aconteceu na sede da instituição, reuniu uma série de atividades marcantes em homenagem às três décadas de contribuição para o avanço científico e tecnológico no estado.

A solenidade em comemoração aos 30 anos da Fundação teve início com o descerramento da placa que oficializou a nomeação do edifício sede como Edifício Afonso Sena, em honra ao legado do cientista mineiro, reconhecido por sua incansável dedicação ao desenvolvimento da pesquisa no Piauí.

“Quero agradecer essa homenagem tão significativa trinta anos depois da ausência do meu pai, ele ser lembrado me deixa muito honrado. A nossa família é o resultado do poder transformador que a educação promove. A educação transforma assim como a pesquisa e o meu pai era um grande apaixonado pela pesquisa. Então quero desejar à FAPEPI um futuro brilhante, como já tem sido uma história brilhante e o seu papel fundamental na transformação do nosso estado”, destacou Alessandro Ribeiro, filho de Afonso Sena.

O evento também foi palco da inauguração da galeria física e virtual de presidentes da Fundação, uma homenagem reverente aos líderes que conduziram a instituição ao longo de sua história, delineando os caminhos para o progresso científico regional.

“É uma grande honra desde quando estivemos 30 anos atrás na ALEPI, hoje estarmos comemorando os 30 anos da FAPEPI. Na condição de ex-presidente e falando em nome dos meus colegas, todos a seu tempo enfrentaram desafios e conquistaram avanços importantes para termos a Fundação que temos hoje. Então é uma grande alegria nos confraternizarmos, comemorarmos hoje com a nossa Balzaquiana Fapepi. Que tenhamos muitos investimentos, muitos anos e muita valorização”, enfatizou a ex-presidente, Bárbara Olímpia.

Outro momento marcante foi o lançamento da edição número 50° da Revista Sapiência, um marco significativo nos 30 anos da Fundação. A publicação reconhecida por disseminar conhecimento e promover o compartilhamento de ideias inovadoras, marca este momento singular na trajetória da FAPEPI, consolidando sua missão de fomentar a pesquisa de excelência e a popularização da ciência no Piauí.

Além dos servidores, presidente, ex-presidentes e membros do Conselho Superior da Fundação, o evento reuniu autoridades como o chefe geral da EMBRAPA, Anisío Ferreira Neto, o presidente da Academia de Ciências do Piauí, Paulo Henrique Lima, o superintendente de transformação digital da SEPLAN, André Macêdo, o secretário estadual de administração Samuel Pontes, o superintendente executivo da SEDUC, Rodrigo Torres, além de personalidades políticas como o deputado Francisco Limma e o ex-deputado federal, Nazareno Fonteles, representantes das instituições de ensino superior piauienses como o reitor da UESPI, Evandro Alberto e membros da comunidade acadêmica como professores universitários e o coordenador geral do CIATEN, Carlos Henrique Nery, que compartilharam o entusiasmo e a importância da FAPEPI no fortalecimento da pesquisa científica e na promoção do desenvolvimento socioeconômico do estado.

“É uma alegria muito grande através da Universidade Estadual do Piauí manter uma parceria muito boa com a Fapepi, esse órgão que tem uma missão muito nobre. João Xavier, tem a missão junto com sua equipe de alinhar a Fundação para os desafios que o Estado está se propondo a superar, principalmente em relação aos incentivos às pesquisas, a energia renovável e a toda essa transformação que o governador Rafael tem orientado e buscado para transformar o Piauí. A Fapepi deve vista, deve ser lembrada e deve ser valorizada, porque através dela vamos acessar muitos produtos tecnológicos oriundos da pesquisa. Então, que os órgãos possam cada vez mais atuar em parceria e apoiar essa grande instituição para que a gente possa ter um estado mais desenvolvido e a pesquisa avançando cada vez mais”, destacou o reitor da UESPI, Evandro Alberto.

Evandro Alberto, reitor da UESPI.

A celebração dos 30 anos da FAPEPI não apenas honra o passado e o presente da instituição, mas sinaliza um compromisso renovado com o futuro, reafirmando o papel crucial da pesquisa para impulsionar o progresso e a prosperidade no Piauí. Durante o evento, o presidente da Fundação, professor João Xavier, destacou projetos e parcerias importantes

“Nesse plano de gestão nós mantivemos acordos de cooperação com todas as instituições de alguma forma. Com o IFPI tivemos o Arranjo Produtivo Local da Opala, que vai gerar um grande retorno para a economia local e também nacional e internacional. Temos também parcerias com a EMBRAPA, UFDPar, UESPI e UFPI. Com o TJ temos um projeto de um aplicativo com base na inteligência artificial que oferece ações de prevenção e suporte para a saúde mental da comunidade judiciária e que pode ser estendido à outras instituições que queiram fazer parceria com o laboratório do tribunal”, destacou.

A solenidade em comemoração às três décadas de existência da FAPEPI reiterou o comprometimento da Fundação em continuar investindo no fomento à pesquisa, no estímulo à inovação e no apoio irrestrito aos pesquisadores, consolidando-se como um pilar fundamental para a construção de um futuro promissor e transformador para o estado.

A celebração foi um momento não apenas para comemorar as conquistas passadas, mas para reforçar o compromisso constante da FAPEPI em impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico, pavimentando o caminho para um futuro ainda mais próspero e inovador para o Piauí.

• Última modificação do post:21 de dezembro de 2023