Em todo o Brasil, o mês de outubro e novembro tem sido marcados por eventos científicos que fazem parte da programação da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Piauí, diversos municípios foram contemplados com este momento solene de popularização da ciência e inovação.

Na capital Teresina, entre os dias 17 e 18 de outubro, estudantes da rede pública municipal e estadual participaram da Feira de Inovação e Popularização de Ciências (FIPeC-PI), promovida pelo Grupo de Inovação em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em conjunto com outras instituições de ensino superior do estado como o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O evento contou com diferentes ações como palestras que apresentaram como temas: “A química utilizada na produção da espuma”, “Materiais Avançados para remediação ambiental”, “Pequenas dimensões e grandes evoluções: a nanociência em nossas vidas”, Multidisciplinaridade e habilidades socioemocionais no mercado de trabalho”, “Health Care Sensor (HCS): desenvolvendo sensores para tuberculose”; e “Política e juventudes”. Também foram realizados minicursos, atividades práticas, oficina de foguetes, observação de planetas com Telescópio e visitas técnicas ao Laboratório de Inovação em Ciências e Tecnologia (LACITEC) e fab Lab THE – Inovação 4.0.

A Feira de Inovação e Popularização de Ciências não se restringirá à cidade de Teresina, entre os dias 09 e 13 de novembro será a vez do município de Pedro II. A continuidade do evento acontecerá na Praça Domingos Mourão Filho e as atividades como minicursos, palestras e atividades práticas acontecem no campus do IFPI.

O evento recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). A FAPEPI destinou auxílio no valor de R$ 7. 200 reais por meio do edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Cientifica e Tecnológica (PAP).

O evento se estenderá para a cidade de Pedro II entre os dias 09 e 13 de novembro.
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:6 de novembro de 2023