O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI), de acordo com o disposto no Termo de Cooperação Técnica, processo nº 00110.000011/2024-28, torna público o edital contendo as normas relacionadas à apresentação de propostas para a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) destinadas a discentes e docentes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí.
1. OBJETIVOS
Despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos de nível médio ofertados no âmbito do programa “Seduc Tec”, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por docente, nas escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino.
Estimular docentes da Rede Pública Estadual de Ensino a engajarem estudantes de cursos técnicos de nível médio no processo de investigação científica, otimizando a capacidade de orientação e inserção na pesquisa das escolas
2. DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS
Serão destinadas no âmbito do Programa (PIBIC-Jr) “Seduc Tec”:
a) 500 (quinhentas) bolsas na modalidade PIBIC-Jr aos estudantes regularmente matriculados(as) em cursos técnicos de nível médio ofertados no âmbito do programa “Seduc Tec”, inscritos(as) pelo(a) coordenador(a)/orientador(a) do projeto de pesquisa, que atenda aos pré-requisitos dispostos neste edital; e
b) 125 (cento e vinte e cinco) bolsas para docentes da Rede Pública Estadual de Ensino que tenham seu projeto de pesquisa aprovado neste Edital, conforme quadro de distribuição a seguir:
Eixos Temáticos |
Total de Bolsas PIBIC-Jr |
Total de Bolsas SEDUC para Docente pesquisador |
Agro |
160 |
40 |
Meio Ambiente |
100 |
25 |
Tecnologia da informação |
200 |
50 |
Temática livre |
40 |
10 |
Total |
500 |
125 |
3. RECURSOS FINANCEIROS
Serão destinados recursos financeiros oriundos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI) no valor global de R$2.750.000,00 (dois milhões setecentos e cinquenta mil reais), distribuídos:
a) R$1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais) destinados ao pagamento de 500 (quinhentas) cotas de bolsas de PIBIC-Jr (distribuídas em 125 projetos), no valor mensal de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 10 (dez) meses;
b) R$1.250.000,00 (um milhão duzentos e cinquenta mil reais) destinados ao pagamento de 125 (cento e vinte e cinco) cotas de bolsas para docentes no valor mensal de R$ 1.000,00 (mil reais), por um período de 10 (dez) meses;
4. REQUISITOS
Proponente (docente) :
1) ser professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí;
2) apresentar proposta com solicitação de 4 (quatro) bolsas de PIBIC-Jr no ato da submissão, que contemple um dos eixos temáticos constantes do Item 6 deste Edital;
Bolsista (discente):
1) ser aluno(a) da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí;
2) estar regularmente matriculado(a) em curso técnico de nível médio ofertado no âmbito do programa “Seduc Tec” no momento da implantação da bolsa;
Eixos Temáticos:
1) prioritariamente, projetos de pesquisa destinados à produção de conhecimentos científicos inovadores que contemplem pelo menos um dos eixos temáticos:
I – Agro: agropecuária, agroecologia e agroindústria;
II – Meio Ambiente: controle ambiental e ecoturismo;
III – Tecnologia da Informação: marketing digital, jogos para internet e desenvolvimento de sistemas.
2) podem ser apresentados projetos de temática livre, os quais deverão ser destinados à produção de conhecimento científicos inovadores.
5. PERÍODO DE SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
As propostas deverão ser encaminhadas via SIGFAPEPI https://sistema.fapepi.pi.gov.br/ no período de 22/03 a 22/04/2024.
CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA CADASTRO E CONTRATAÇÃO DE BOLSAS
ANEXO ÚNICO – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E PROJETO DE PESQUISA – WORD
ANEXO ÚNICO – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E PROJETO DE PESQUISA – PDF
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS – SIGFAPEPI
RESULTADO DA ETAPA I – HABILITAÇÃO
RESULTADO DOS RECURSOS – ETAPA I – HABILITAÇÃO
RESULTADO PRELIMINAR DA ETAPA II – AVALIAÇÃO DE MÉRITO