A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) convida os interessados em cursar doutorado pleno ou mestrado em roteiro nos Estados Unidos, ainda podem se candidatar à seleção. As inscrições de ambos os Programas, oriundos da parceria entre a CAPES e a Fulbright, se encerram no dia 30 de abril.

O Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos prevê a concessão de até 10 bolsas, com duração de até seis anos, conforme avaliação anual. Cada bolsista terá apoio financeiro da CAPES nos três primeiros anos, no valor de até US$ 55 mil anuais. A partir do quarto ano, a Universidade anfitriã assumirá os custos do doutorando.

Em março, o Programa aumentou o número de áreas abrangidas pelo edital, que inclui Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 17h do dia 30 de abril de 2023 (horário de Brasília).

Para aqueles que pretendem estudar roteiro nos EUA, o mestrado profissional pelo Programa Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting naquele país também está com as inscrições abertas até o próximo domingo. O Edital 03/2023 prevê duas vagas para roteiristas. As candidaturas devem ser apresentadas até as 23h59 do dia 30 de abril, pelo formulário de inscrição on-line disponível na página fulbright.org.br.

Para se candidatar ao Mestrado profissional de formação de roteiristas nos EUA é necessário ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil, ter concluído, depois de 1º janeiro de 2018, bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas ou audiovisuais, não ser mestre ou doutor e não ter outra bolsa em andamento.

Fonte: CGCOM – CAPES

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:27 de abril de 2023