Na tarde desta quinta-feira, 4 de Março, na abertura da cerimônia virtual de apresentação técnica da chamada MEC/EMBRAPII, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), prof. Odir Dellagostin, e o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), prof. Jorge Almeida Guimarães, assinaram Memorando de Entendimentos que possibilita às Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) realizarem ações conjuntas com as unidades EMBRAPII credenciadas em seus respectivos Estados.
O acordo assinado pelos presidentes do Confap e da EMBRAPII, tem por objetivo, incentivar ações que visem a execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados aos setores industriais localizados nos Estados Brasileiros.
Lançada no mesmo dia, a chamada MEC/EMBRAPII possibilita o credenciamento de até quatro grupos de pesquisadores de Universidades Federais para atuarem como Unidade EMBRAPII. Os grupos selecionados terão aporte financeiro de R$12 milhões do Ministério da Educação (MEC) para executar projetos de PD&I em parceria com a indústria.
Podem se candidatar todos os grupos de pesquisadores das Universidades Federais nas seguintes áreas:
- Agricultura
- Processos agroindustriais
- Tecnologias de alimentos;
- Geração, Transmissão de energia elétrica, inclusive renováveis;
- Química;
- Bioeconomia;
- Processos industriais;
- Mineração sustentável;
- Mobilidade, incluindo eletromobilidade
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no estado do Piauí (FAPEPI), Antônio Cardoso do Amaral ressalta que a presente chamada tem como destino as universidades federais, para que possam desenvolver novos trabalhos em conjunto com a EMBRAPII e que a FAPEPI, como entidade membro do Confap buscará incentivar e apoiar as iniciativas do estado que forem viáveis para o presente edital.
Para mais informações sobre a chamada, acesse embrapii.org.br, ou envie um e-mail para: chamada01_2021@embrapii.org.br
O Confap, congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e atuará na articulação entre as FAPs, as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) interessadas em realizar atividades de PD&I nos Estados em conjunto com as unidades EMBRAPII credenciadas.
A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno, como no mercado internacional.
Para mais informações e proposição de futuras parcerias, as FAPs poderão entrar em contato pelo e-mail parcerias@embrapii.org.br.