Com presença ativa e apoio financeiro, Fapepi fortalece a ciência em simpósio sobre a Covid-19 na UFPI

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier, participou nesta sexta-feira (23) de uma mesa-redonda no simpósio “Diálogos Locais, Nacionais e Internacionais sobre a Pandemia da Covid-19”, realizado entre os dias 21 e 23 de maio na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Em sua quarta edição, o evento reúne pesquisadores e especialistas do Brasil, Chile e França para discutir os impactos da crise sanitária global sob a ótica das Ciências Humanas.

Com o objetivo de aprofundar categorias analíticas específicas relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o simpósio tem se consolidado como espaço de referência para o debate científico interdisciplinar. A edição deste ano conta com uma programação composta por palestras e mesas-redondas sobre temas como saúde pública, relações de trabalho e os desafios contemporâneos na produção de conhecimento.

Durante sua participação, João Xavier destacou o papel das fundações de amparo à pesquisa no fomento a iniciativas que aproximam ciência e sociedade. Enfatizando que eventos como este são fundamentais para consolidar redes de conhecimento e estimular reflexões críticas sobre as consequências sociais da pandemia. Resultando em um esforço coletivo que ultrapassa fronteiras e fortalece a ciência produzida no Piauí.

A realização do simpósio conta com apoio financeiro da Fapepi, por meio do edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos, de Divulgação Científica e Tecnológica. Segundo os organizadores, o financiamento foi essencial para garantir a participação de convidados internacionais e ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas no Estado.

Desde sua primeira edição, em 2020, o “Diálogos” se propõe a analisar os efeitos da pandemia além da esfera biomédica, promovendo uma abordagem crítica sobre as transformações sociais e políticas geradas pela Covid-19. A iniciativa contribui ainda para a internacionalização da Ufpi e para o fortalecimento do intercâmbio acadêmico entre instituições brasileiras e estrangeiras.

A expectativa é que as discussões promovidas nesta edição resultem em novas parcerias de pesquisa e publicações conjuntas, ampliando o alcance dos estudos sobre a pandemia a partir de uma perspectiva humanista e interdisciplinar.

Veja mais