Entre os dias 15 e 17 de abril acontece no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o II International Workshop on Soil Biodiversity, evento que tem como objetivo central discutir e ampliar o entendimento sobre a biodiversidade do solo e sua relevância para a agricultura e o meio ambiente.

O apoio financeiro fornecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), através do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e de Divulgação Científica e Tecnológica, contribui para a realização deste encontro de extrema importância para a comunidade acadêmica e o setor produtivo.

Para o professor Ademir Sérgio, coordenador do evento, a parceria com a FAPEPI tem sido muito importante porque além de conceder apoio financeiro para realização de eventos científicos, a Fundação tem apoiado as pesquisas cientificas através de auxílios financeiros e bolsas de graduação e pós-graduação.

O Workshop é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Ecologia Microbiana do Solo da UFPI, e visa não apenas fomentar o debate científico sobre a diversidade biológica presente no solo, mas também disseminar esse conhecimento para além dos muros da universidade, alcançando o público interessado em conservação ambiental e práticas agrícolas sustentáveis.

O II International Workshop on Soil Biodiversity conta uma programação diversificada que inclui: minicursos, palestras, conferências e uma mesa redonda, todos focados na biodiversidade do solo e sua importância tanto para a agricultura quanto para o meio ambiente. A expectativa é apresentar os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos, com ênfase no monitoramento da degradação do solo e suas implicações nas estratégias de recuperação, bem como explorar o potencial uso da microbiota do solo para aprimorar as práticas agrícolas.

“O evento é a segunda edição, onde estamos recebendo palestrantes do Brasil e do exterior para debater os conhecimentos sobre a biodiversidade microbiana do solo, sua importância para a agricultura e meio ambiente. No caso do Piauí, temos vários pontos focais, desde a agricultura de grãos nos Cerrados e seus efeitos sobre a saúde do solo, além da aplicação dos microrganismos do solo para aumentar a produtividade agrícola. Por outro lado, estaremos debatendo a questão ambiental em relação às áreas desertificadas no Nordeste e especialmente no Piauí. Neste sentido, teremos uma mesa redonda sobre áreas degradadas dentro do projeto Caatinga Microbiome Initiative que congrega várias instituições do Brasil e exterior, incluindo a UFPI”, destacou Ademir Sérgio, coordenador do evento e Professor Titular de Microbiologia do Solo na UFPI.

Um dos pontos altos do workshop será a oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e profissionais do Piauí e de outras regiões do país e do mundo promovendo a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias para futuras colaborações científicas.

Para os interessados em participar do evento, o prazo para submissão de trabalhos vai até 31 de março. Os valores das inscrições variam de acordo com a categoria: R$ 30,00 reais para estudantes de graduação, R$ 60,00 reais para estudantes de pós-graduação e R$120,00 reais para profissionais, incluindo pesquisadores e técnicos.

As inscrições podem ser realizadas através do site: https://www.even3.com.br/ii-international-workshop-on-soil-biodiversity-439873/.

O II International Workshop on Soil Biodiversity promete ser um marco na promoção do conhecimento científico e da inovação no estado do Piauí, contribuindo significativamente para a popularização da ciência, tecnologia e práticas sustentáveis voltadas para a conservação da biodiversidade do solo e seu uso responsável.

• Última modificação do post:15 de março de 2024