Acontece entre os dias 13 e 15 de setembro na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, o III Seminário da Antropologia da Prática (SEANPRA) juntamente com o I Encontro de Núcleos de Pesquisa (ENPesq).

Os eventos receberam um apoio financeiro de R$8.880,00 reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos que este ano vai contemplar 40 eventos de abrangência local, regional, nacional e internacional.

O III SEANPRA e o I ENPesq tem o intuito de reunir pensadores de temáticas referentes às relações étnico-raciais, ações afirmativas, gênero e segurança pública e identidades emergentes no século XXI.

A proposta é apontar perspectivas de políticas públicas, produção acadêmica quanto o agravamento que a pandemia causou nas populações indígenas, quilombolas, pretos/pardos e LGBTQIAPN+ no tocante ao acesso à educação em contextos rurais e urbanos, ao mesmo tempo, pensar a questão da segurança pública e do gênero, identidade de gênero e orientação sexual em uma implicação com raça/etnia.

Os eventos serão uma oportunidade para serem apresentadas as produções de diversos núcleos de pesquisa, como relatórios de pesquisas acadêmicas, projetos em andamento, relatos de experiências e trabalhos de conclusão de curso (TCC), além de discutir perspectivas relacionadas à organização e funcionamento desses núcleos.

Para obter maiores informações acesse o site: https://seanprauespi.wordpress.com/sobre/

Confira a programação completa:

1º DIA – 13 DE SETEMBRO

MESA DE ABERTURA: O CONSERVADORISMO SOCIAL E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Horário: 16h
Conferencistas: Profa. Dra. Jennifer Duarte – UFPE; Prof. Dr. José da Cruz Bispo de Miranda – PPGSC/UESPI

2º DIA – 14 DE SETEMBRO

MESA 01: POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL
• Prof. Dr. Rodrigo Ednilson de Jesus – UFMG;
• Profa. Dra. Maria Nilza – UEL;
• Profa. Dra. Iraneide Soares da Silva (Presidente da ABPN; PPGSC/UESPI).
Horário: 9h às 11h

MESA 02 –INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E A QUESTÃO DAS IDENTIDADES EMERGENTES
• Prof. Dr. Roberto Jonh – UFPI/SUIRPO/SASC;
• Manoel Henrique – Cacique Tabajara/Tapuia;
• Profa. Dra. Tatiana Gonçalves – SEDUC, PPGSC/UESPI;
• Delzenir Pereira dos Santos – Cacica Guegue do Sangue.
Horário: 11h às 13h

14h às 15h30: Como posso conhecer e participar
15h30 às 18h30: GT’s
18h30 às 20h: Atividades culturais

3º DIA – 15 DE SETEMBRO

MESA 03: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DE GÊNERO E SEGURANÇA PÚBLICA
• Profa. Ma. Tamires Sampaio (MJSP);
• Profa Dra. Delegada Eugênia Villa – SSP/UESPI;
• Mestrando Delegado João Marcelo Brasileiro – PPGS/SSP.
Horário: 9h às 11h

MESA 04 –EXPERIÊNCIAS/PRÁTICAS NO PROCESSO DE ACESSO DAS POPULAÇÕES PRETAS, PARDAS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E OUTROS GRUPOS VULNERÁVEIS NO ENSINO SUPERIOR E NA PÓS-GRADUAÇÃO
• Prof. Dr. Rodrigo Ednilson de Jesus – UFMG;
• Prof. Dr. José da Cruz Bispo de Miranda – UESPI;
• Prof. Dra. Maria Nilza – UEL.
Horário: 11h às 13h

MESA 05 – ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/2003