Com o objetivo de discutir estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento regional, representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e autoridades governamentais estiveram reunidos no Hub Investe Piauí para a segunda reunião do Comitê Gestor do projeto CITinova II, na última terça-feira (06).

O encontro contou com a presença do presidente da FAPEPI, João Xavier, acompanhado pelos assessores Lara Falcão e professor João Batista e da diretora de desenvolvimento científico e tecnológico da Fundação, professora Eliciana Vieira. Também estiveram presentes, o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Timon, Dorgilan Rodrigues e a gerente de Avaliação do Planejamento Estadual da Cepro/Seplan, Edangela Gomes para alinhar os objetivos do projeto com as metas de sustentabilidade da capital piauiense.

Durante o encontro, foram discutidas a importância da integração eficaz entre os diferentes níveis de governo e a necessidade de um planejamento estratégico que envolva todos os setores da sociedade para o avanço do projeto CITinova II. Na oportunidade, também foram debatidas a implementação de soluções tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável e a promoção de iniciativas inovadoras em políticas públicas.

Para os participantes é importante que os projetos não apenas promovam o desenvolvimento econômico, mas que também respeitem e valorizem o meio ambiente. De acordo com o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, é necessário garantir que as inovações tecnológicas estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade. Esse é o caminho para um futuro mais próspero e equilibrado para o Piauí.

Ao final da reunião, foram delineados os próximos passos para a implementação das iniciativas discutidas. A previsão é que sejam realizadas novas reuniões periódicas para monitorar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.

O CITinova II é uma iniciativa que visa fomentar a inovação e a sustentabilidade em áreas urbanas, promovendo o uso de tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida da população e garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Criado em 2018, O CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:7 de agosto de 2024