A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí este ano completa 30 anos. Como forma de celebrar a contribuição e os avanços no campo da pesquisa, ciência e tecnologia promovidos pela Fundação, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), realizou nesta quarta-feira (06) uma sessão solene em homenagem a trajetória da FAPEPI.

O evento reuniu uma gama diversificada de participantes,desde servidores e servidoras da Fundação até renomadas autoridades como o chefe geral da EMBRAPA, Anisío Ferreira Neto, o presidente da Academia de Ciências do Piauí, Paulo Henrique Lima, o superintendente comercial do Banco do Brasil Piauí, Daniel Amaral, ex-presidentes da FAPEPI, professores universitários e demais membros da comunidade acadêmica, o reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, Jesus Abreu, além de personalidades políticas como o presidente da ALEPI, Franzé Silva, deputado Francisco Limma, ex-deputado federal, Nazareno Fonteles, ex-deputado estadual,João de Deus representando os membros do conselho superior da FAPEPI.

A atmosfera solene foi pontuada por discursos que destacaram o comprometimento da instituição ao longo das últimas três décadas, promovendo e fomentando a pesquisa em diversas áreas do conhecimento.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI.

“Gostaria de agradecer publicamente aos deputados Franzé Silva e Francisco Limma, autores do requerimento para realização desse momento de solenidade alusiva aos 30 anos da Fundação. Hoje a FAPEPI é reconhecida como uma das Fundações mais atuantes do Brasil. Estamos trabalhando para fomentar pesquisas que estejam alinhadas ao plano de gestão do governo. Então vamos ter investimentos em projetos como o Arranjo Produtivo da Opala em Pedro Segundo, o projeto de fruticultura em parceria com a EMBRAPA e para os próximos 30 anos temos um desafio de gerar qualificação para os grandes projetos de desenvolvimento do estado, como por exemplo, a produção de hidrogênio verde com a possibilidade de gerar 20 mil novos empregos. E a FAPEPI juntamente com as instituições de ensino e pesquisa tem a incumbência de formar essa mão de obra”, destacou o presidente da FAPEPI, João Xavier.

Ao longo desses anos, a FAPEPI desempenhou um papel crucial como agente catalisador do progresso científico no Piauí. Seu investimento estratégico em projetos de pesquisa e inovação tecnológica não apenas impulsionou a produção de conhecimento, mas também estimulou a integração entre as instituições de ensino, pesquisa e empresas, fortalecendo o ambiente de inovação e empreendedorismo na região.

Gildásio Guedes, reitor da Universidade Federal do Piauí.

“A FAPEPI nesses trinta anos consolidou uma base de fomento a pesquisa, a inovação e tem contribuído fortemente com os grandes projetos da Universidade Federal do Piauí. Essa base de apoio à pesquisa e fomento à distribuição de recursos fazem com que a gente desenvolva com mais propriedade e com mais facilidade muitos de nossos projetos conveniados com a Fundação. Nós fazemos um esforço para participar de todos os editais e somos contemplados, acreditamos que esta base de fomento consolidada nesses trinta anos pela FAPEPI, satisfaz muitos dos nossos pesquisadores como também do IFPI e da UESPI. Então para nós é um momento de festa, um momento também de apresentarmos grandes resultados em virtude da base de fomento já consolidada”. Afirmou o reitor da UFPI, Gildásio Guedes.

Durante a sessão, ressaltou-se a importância da FAPEPI como um vetor de transformação, capacitando recursos humanos, fomentando a produção científica local e contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social no território piauiense. Seu apoio incansável a projetos de pesquisa e inovação em áreas estratégicas como saúde, agricultura, tecnologia e meio ambiente foi enfatizado como um pilar fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população.

Autoridades presentes como o ex-deputado federal, Nazareno Fonteles, autor da lei de criação da FAPEPI, destacaram a relevância da Fundação no fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica, reconhecendo na FAPEPI um modelo de sucesso a ser seguido e ampliado em prol do avanço contínuo do estado.

Ex-deputado federal,Nazareno Fonteles, autor da lei de criação da FAPEPI.

“Por uma feliz coincidência a gente tem hoje uma FAPEPI muito mais protagonista, um governo que tem a frente uma pessoa com muita sensibilidade com a ciência como o Rafael e muita audácia nos seus projetos na área de tecnologia de ponta e na transição energética, e a FAPEPI tem hoje o Xavier que também contribuído para que ela seja protagonista. Eu acho que é uma coincidência boa, é um momento que a sociedade como um todo requer um conhecimento mais acumulado por causa da inteligência artificial, que está mudando e vai mudar a nossa vida. Então é preciso um governo sintonizado com isso e a FAPEPI, deve ter o papel de articular as universidades, os centros de pesquisa e também conhecer o básico para que de fato essa esse conhecimento novo, possa ser adequadamente, humanizadamente, desenvolvido aqui”, enfatizou Nazareno.

A celebração dos 30 anos da FAPEPI não apenas foi um momento de homenagem à sua história, mas uma oportunidade para reafirmar o compromisso com o futuro, renovando os esforços em direção a uma sociedade cada vez mais baseada no conhecimento e na inovação.

O evento foi marcado não apenas por discursos, mas também pelo reconhecimento do impacto da Fundação na trajetória de milhares de pesquisadores. Durante a cerimônia, o presidente da FAPEPI, João Xavier, recebeu o pin de “Amigo da Ciência” da Associação Nacional de pós-graduandos do Brasil (ANPG), uma forma de agradecimento dos bolsistas formados e em formação beneficiados pela FAPEPI.

Presidente da FAPEPI, João Xavier, recebendo o pin de “Amigo da Ciência” da ANPG.

A sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí representou um tributo à trajetória e ao impacto significativo da FAPEPI na promoção do avanço científico, tecnológico e no fomento à inovação, evidenciando a importância crucial da Fundação para o desenvolvimento do estado.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:6 de dezembro de 2023