Inicia nesta sexta-feira (22), o período de submissão de propostas ao Edital nº 003/2023 referente ao Programa de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação (PAPCTI).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), convida pesquisadores doutores a apresentarem propostas de projetos de excelência inovadores e criativos, para serem desenvolvidos junto às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), localizadas em território piauiense.

O programa tem como objetivos:

-Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir, significativamente, em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado do Piauí, por meio da concessão de bolsas e auxílio financeiro à pesquisa para jovens doutores com até 7 anos de conclusão do doutorado em dezembro de 2023.

-Criar condições favoráveis, para que jovens doutores prossigam com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência.

-Favorecer a inclusão de jovens doutores autodeclarados negros e/ou indígenas em ICTs em áreas e/ou temas estratégicos para o Estado do Piauí.

Ao todo serão concedidas 05 bolsas/auxílio no valor de R$ 5.200 e duração de até 24 meses para duas categorias: ampla concorrência (03) e autodeclarados negros e/ou indígenas (02).

O proponente/coordenador da proposta precisa: possuir o título de Doutor, estar vinculado a um programa de pós-graduação, em instituição que esteja sediada no Estado do Piauí; apresentar projeto de pesquisa que esteja adequado a um dos eixos temáticos indicados a seguir e apresentar Plano de Trabalho do bolsista com cronograma detalhado de execução, com vigência de até 24 (vinte e quatro) meses.

Para concorrer, os projetos de pesquisa precisam contemplar pelo menos um dos respectivos eixos temáticos:

I – Agro: Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético;

II – Meio Ambiente: Energias Limpas, Clima, Turismo;

III – Tecnologia da Informação: Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças.

As submissões podem ser feitas até o dia 09 de outubro pelo SIGFAPEPI < http://sistema.fapepi.pi.gov.br/ >.

Clique aqui para acessar o edital.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:22 de setembro de 2023