A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí “Professor Afonso Sena Gonçalves” (FAPEPI) divulgou, nesta terça-feira (18) de agosto, o resultado preliminar da Etapa de Habilitação do Edital 004/2026 – Prêmio Fapepi de Popularização da Ciência “Arqueóloga Niède Guidon” . A ação objetiva valorizar trabalhos, ações, conteúdos e produtos que ampliem o acesso ao conhecimento científico e aproximem a ciência da sociedade. 

 Ao todo, foram submetidas 50 propostas, sendo 13 propostas na Categoria 1 – Agente de Popularização da Ciência na Comunicação e Jornalismo (TV/Streaming, Rádio/Podcast, Mídia Digital/Redes Sociais) e 37 propostas na Categoria 2 – Agentes de Popularização da Ciência na Educação e Sociedade (Ciência e Saberes na Comunidade e Difusão com Alcance Estadual).

Nesta primeira etapa foram habilitadas 40 propostas que seguirão para avaliação de mérito. Concorrem no certame autores de conteúdos sobre temas relevantes relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I, publicados em veículos institucionais, canais digitais, meios comerciais ou comunitários com sede, atuação ou circulação no Estado do Piauí,bem como agentes que desenvolvam iniciativas de popularização da ciência, individualmente ou em equipe: professores da educação básica, superior, pesquisadores, extensionistas, divulgadores científicos, estudantes, representantes de organizações da sociedade civil. 

 A interposição de recursos será realizada exclusivamente via SIGFAPEPI, no período de 18 de agosto até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de agosto de 2026. O procedimento deve ser efetuado por meio de formulário eletrônico específico, disponível na área restrita do proponente. No quadro de “Propostas/Projetos”, clicar no ícone referenciado como “Ver mais” na página “Minhas Propostas” e selecionar a proposta que será recursada. 

Clique aqui para acessar o resultado.