A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu, nesta segunda-feira (26), representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), interessados em discutir proposições voltadas à melhoria da formação de licenciandos em matemática, tanto no âmbito da UFPI quanto de outras instituições federais de ensino.
O encontro contou com a presença do presidente da Fapepi, João Xavier, e do diretor técnico-científico da fundação, Pedro Soares. Pela UFPI, participaram a administradora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Evangelina Souza, além dos professores Gildásio Guedes e Gilvan Oliveira.


Durante a reunião, foram debatidas estratégias para o aprimoramento do ensino da matemática com foco na qualificação acadêmica, no fortalecimento das práticas pedagógicas e na articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Diante dos desafios enfrentados pelos cursos de licenciatura, os representantes do CEAD consideram que a aproximação entre a Fapepi e as universidades é vista como fundamental para a construção de políticas públicas que incentivem a formação de professores e contribuam para a melhoria da educação básica no estado.
A Fapepi sinalizou interesse em apoiar iniciativas que promovam inovação no ensino e ampliem as oportunidades de desenvolvimento científico e pedagógico para licenciandos, reforçando o papel da fundação no fomento à pesquisa e à formação acadêmica no Piauí.