O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier, recebeu nesta quarta-feira (27) o Título de Cidadão Teresinense, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Teresina. A homenagem foi proposta pelo vereador Venâncio Cardoso (PT) e reconhece a trajetória do gestor no campo da educação, da pesquisa científica e do fortalecimento da inovação no Piauí.
À frente da Fapepi, Xavier tem articulado programas de fomento em parceria com universidades, institutos federais, setor produtivo e governo estadual, ampliando investimentos em bolsas, editais e projetos de impacto regional.

De acordo com o parlamentar, os homenageados são escolhidos por suas contribuições relevantes à capital, em áreas como a educação, cultura, advocacia, economia, desenvolvimento social e fortalecimento das comunidades. Venâncio destacou que, ao longo de seus mandatos, já indicou 54 pessoas ao título, grande parte professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Todas elas escolhidas criteriosamente, pessoas que de fato têm prestado, ao longo desses anos, um bom serviço à cidade”, afirmou.
Em seu discurso de agradecimento, Xavier relembrou sua trajetória e destacou o impacto que a educação tem sobre as futuras gerações. “É importante quando você olha para trás e vê um legado que você está deixando. E o bom de ser professor é que você consegue olhar e ver os frutos”, disse.


A solenidade contou com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade acadêmica, familiares e amigos, que prestigiaram o reconhecimento ao presidente da Fapepi como uma referência no incentivo à pesquisa e no fortalecimento da ciência e da inovação em Teresina e em todo o Piauí.


