Representantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Floriano, estiveram nesta quinta-feira (21) na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) para tratar de uma parceria que poderá viabilizar a implantação de cursos de pós-graduação na instituição de ensino.


A comitiva do IFPI foi formada pela diretora-geral do campus, Edenise Alves Pereira, pelo chefe do departamento de ensino técnico, André Melo, e pela docente Ana Valéria Melo. Eles se reuniram com o presidente da Fapepi, João Xavier, e com a diretora de desenvolvimento científico e tecnológico da Fundação, Eliciana Vieira.
Segundo Edenise, a reunião foi um passo decisivo para alinhar estratégias entre as duas instituições. “Estamos aqui na Fapepi para apresentar as propostas do IFPI Floriano, que já tem parcerias em projetos contemplados por editais de promoção de eventos científicos. Tivemos um encontro promissor, de compartilhamento de conhecimentos e informações que vão agregar valor ao desenvolvimento do território de Floriano. Nosso objetivo é construir possibilidades de ofertas de cursos de pós-graduação alinhados aos arranjos produtivos do Vale do Piauí e Itaueira”, afirmou.

A gestora acrescentou que o próximo passo será a formalização de propostas de especialização que melhorem os indicadores de formação profissional da região. “Após o diálogo, vamos elaborar propostas concretas que fortaleçam as ações junto à Fapepi. Tivemos uma prévia das ideias com o professor João Xavier e a expectativa é que esse projeto traga mais qualificação aos profissionais e impacto positivo para o campus e a região”, disse.
O presidente da Fapepi, João Xavier, destacou a importância da iniciativa para descentralizar a oferta de cursos de pós-graduação no estado.

de Ensino Técnico do IFPI Floriano, André Melo. Foto: Maria Catiany.
“A interiorização da pós-graduação é um dos compromissos da Fapepi. Floriano é um polo estratégico, e apoiar o IFPI nesse processo significa ampliar as oportunidades de formação avançada no Piauí. Vamos trabalhar para que essa parceria se concretize e contribua para o desenvolvimento científico e tecnológico da região”, afirmou.
A partir de agora a expectativa é que, com a formalização da parceria, o IFPI de Floriano se consolide como um centro de referência em formação de especialistas no interior do estado, ampliando o acesso à pós-graduação e fortalecendo a integração entre ciência, tecnologia e desenvolvimento regional.