Evento em Teresina reúne autoridades, especialistas e startups para debater os rumos da infraestrutura e transportes na região
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) participou, nesta quinta-feira (31), da solenidade de abertura do Nordeste Export, fórum regional que reúne autoridades e lideranças para discutir os desafios e oportunidades do setor de logística, infraestrutura e transportes no Nordeste. A cerimônia aconteceu no hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, e marca o início de dois dias de debates estratégicos sobre o desenvolvimento regional.

Representando a Fapepi, estiveram presentes a diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Eliciana Vieira, a gerente Sâmia Maranhão e a servidora Ana Leozina. A presença da fundação marca o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do ecossistema de inovação e com o papel da ciência e tecnologia como vetores para a transformação da infraestrutura logística da região.

Promovido pelo Grupo Brasil Export, com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), o Nordeste Export é considerado um dos mais importantes espaços de articulação do setor no país. A programação reúne nomes do setor público, privado e acadêmico, com painéis que abordam desde inovação aberta, transição energética e cenário tributário até o futuro dos complexos portuários nordestinos.
Durante a abertura, o painel “Inovar para impulsionar” destacou os avanços e desafios da inovação no contexto da infraestrutura regional. O espaço também foi palco para pitchs de startups, além da apresentação conjunta do HUB Brasil Export com o Ministério de Portos e Aeroportos, com o lançamento de um estudo de caso sobre Sandbox Regulatório, ferramenta que permite testar inovações em ambientes controlados. A cerimônia ainda contou com a abertura do InfraJur, encontro regional voltado ao Direito em logística e infraestrutura.
O evento segue nesta quinta-feira (1º), com debates sobre temas como “os impactos da política tarifária dos Estados Unidos na economia nordestina” e”conexões ferroviárias e multimodalidade na região”, encerrando com a participação do governador do Piauí, Rafael Fonteles.
A participação da Fapepi no evento amplia o diálogo entre inovação e políticas públicas de desenvolvimento. Visto que o futuro da infraestrutura no Nordeste passa por soluções sustentáveis e tecnológicas. Logo, estar presente neste momento é reafirmar o papel da ciência na construção de um modelo logístico mais eficiente e integrado à realidade regional.
A região Nordeste, que abriga os maiores desafios logísticos do país por sua extensão territorial e desigualdades estruturais, busca com fóruns como este consolidar estratégias que combinem investimento, regulação inteligente e inovação para impulsionar seu crescimento econômico de forma sustentável.