Fapepi marca presença em lançamento de edital do BNB com investimento de R$ 15 milhões para recuperação da Caatinga

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) esteve presente no lançamento do Edital Fundo Sustentabilidade do Banco do Nordeste que vai destinar R$ 15 milhões para iniciativa de recuperação e uso sustentável do bioma Caatinga. O evento aconteceu na UFPI na última sexta-feira (04) e reuniu autoridades acadêmicas, ambientais e financeiras.

O presidente da Fapepi, João Xavier, esteve representando o Governo do Estado durante a solenidade. Em seu discurso, enfatizou a importância estratégica da preservação da Caatinga e destacou o protagonismo da fundação no estímulo à cooperação regional. “A Fapepi tem colocado esforços no sentido de criar a Rede Caatinga no Nordeste e conta com todas as Fundações de Amparo à Pesquisa da nossa região”, afirmou Xavier, ressaltando a integração entre os estados para fortalecer políticas públicas voltadas ao semiárido.

Foto: CordCom Ufpi

O edital, está com inscrições abertas até 25 de agosto e tem como objetivo fomentar projetos que promovam o desenvolvimento socioambiental da Caatinga, combinando recuperação ecológica, preservação da biodiversidade e práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais.

A solenidade contou também com a presença da reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, e do vice-reitor Edmilson Miranda, representando a instituição anfitriã do evento. “É uma grande honra receber um momento tão simbólico para o futuro do nosso bioma e da ciência produzida na região”, declarou o vice-reitor.

Foto: CordCom Ufpi

Na oportunidade estiveram presentes, o diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, Alexandre Henrique Bezerra Pires, que reforçou o compromisso da pasta com políticas públicas voltadas aos biomas do semiárido, bem como o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, José Aldemir Freire, e o superintendente estadual da instituição no Piauí, Francisco das Chagas Lopes, que destacou o papel do banco como cofinanciador de ações sustentáveis na região.

O Fundo Sustentabilidade 01/2025 é considerado um dos maiores editais voltados à Caatinga nos últimos anos, e abrange projetos em áreas como agroecologia, recuperação de áreas degradadas, manejo sustentável de espécies nativas e educação ambiental.

Foto: CordCom Ufpi

Com cerca de 60% de sua área inserida na Caatinga, o Piauí desponta como um dos estados mais estratégicos para ações integradas de preservação ambiental. O lançamento do edital marca um passo importante na política ambiental regional e reforça o papel da ciência como vetor de transformação social e ecológica.

Os projetos devem contemplar, cumulativamente aos temas: Recuperação Ambiental da caatinga, envolvendo ações para recuperar o bioma e evitar o desmatamento e desertificação com o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas para geração de ocupação e renda.

Para o diretor de planejamento do BNB, Almir Freire a Caatinga tem muito a oferecer para o nordeste. “A Caatinga não é um espaço de problema, mas um espaço de soluções. Esse edital veio para fortalecer e gerar orgulho desse bioma”, destacou.

As inscrições no projeto podem ser feitas por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que se proponham a realizá-lo em observância às condições estabelecidas. O prazo para ser executado é, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 36 meses, a contar da data de assinatura do convênio.

Clique aqui para acessar o Edital.