Professores do departamento de biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estiveram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí nesta quinta-feira (22), para dialogar com o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, sobre a necessidade de recuperação e manutenção das coleções biológicas piauienses, em especial, da região de Teresina.

As coleções biológicas são conjuntos de espécimes preservados, como animais, plantas, fungos e micro-organismos, que desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em diversas áreas, como biologia, ecologia, conservação e biotecnologia.

As coleções biológicas são fontes de conhecimento e patrimônio científico do Piauí.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias e ações voltadas para a conservação e manutenção dessas coleções, visando garantir a preservação do patrimônio científico e o avanço das pesquisas no estado.

Além de patrimônio científico e cultural do Piauí, as coleções biológicas são consideradas fontes de conhecimento. Para o professor Wedson Medeiros do departamento de biologia da UFPI, a expectativa é que em breve a parceria com a FAPEPI possa trazer impactos positivos para a preservação destas coleções: ‘‘nessa reunião foi deliberada a necessidade de construção de projetos a serem apresentados à FAPEPI este ano, com a perspectiva de nossos próximos anos termos editais específicos para esta finalidade’’, afirmou.

Iniciativas como essa reforçam que além da participação da comunidade acadêmica, também é importante despertar o interesse e o engajamento do público em relação à conservação da biodiversidade e ao valor das coleções biológicas enquanto fonte de conhecimento e patrimônio do Piauí.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:22 de junho de 2023