Que tal poder substituir o seu gás de cozinha por equipamentos de energia limpa? E ainda economizar com isso? Foi com essa temática que aconteceu na ultima segunda-feira (10), uma reunião no Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social com o Ministro Welligton Dias; o presidente da FAPEPI, professor João Xavier; o professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e idealizador do projeto, Juan Aguiar; o diretor do Departamento de Apoio a Comunidades Terapêuticas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Sâmio Falcão e a pesquisadora, Risalva Cardoso.

A conversa inicial teve por apresentar o Fogão Solar Heliotérmico Híbrido, que segundo o professor Juan, teria como função principal utilizar e armazenar energia solar para a utilização no cozimento de alimentos, tanto em horários com luz do sol, como não; além de poder facilitar o acesso de famílias de baixa renda aos utensílios alimentícios. “Esse primeira conversa teve por objetivo apresentar ao ministro e aos órgãos competentes o nosso projeto e apresentar como essa ideia pode impactar de maneira positiva a realidades das famílias brasileiras e também a própria economia”, disse.

Professor Juan apresenta projeto ao Ministro WD

Segundo João Xavier o apoio e incentivo de pesquisas e projetos voltados para a geração e uso de energias renováveis no estado trará grandes benefícios a toda população. “Acreditamos que esse é um caminho de desenvolvimento sustentável, que pode trazer benefícios significativos para a população piauiense e para o país como um todo”.

Professor João Xavier em reunião com o Ministro WD

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:14 de abril de 2023