Inicia nesta segunda-feira (03), a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER). A solenidade de abertura está programada para acontecer a partir das 14h30 no Teatro do Centro de Convenções de Teresina. Esta é a primeira conferência internacional no Brasil focada exclusivamente em energias renováveis, colocando Teresina e o estado do Piauí no epicentro das discussões globais sobre um futuro energético mais limpo, justo e sustentável.

O evento que se estenderá até quarta-feira (05), é uma correalização do Governo do Estado do Piauí juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (IPHAN-PI), a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE-PI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI).

A FAPEPI, uma das principais correalizadoras do evento, vai marcar presença com um stand para exposição de seus programas e iniciativas. No último dia da Conferência, quarta-feira (05), o presidente da Fundação, professor João Xavier, atuará como mediador do painel “Oportunidades em Inovação e o Financiamento das Energias Renováveis”, às 09h no auditório 2 do Centro de Convenções. Este painel contará com a presença de notáveis palestrantes, incluindo Carlos Salgado, Especialista Regional em Energia do PNUD, Gianna Sagazio, CEO da SOSA Brazil, João Paulo Cabral, Assessor Técnico da SUDECO, Liane Freire, Fundadora e CEO da Blend Group, e Samara Pereira Farias, Gerente Executiva Interina de Sustentabilidade do Banco da Amazônia.

Com o tema “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”, a CITER promete inserir Teresina e o Piauí no centro do debate global sobre energias renováveis. O estado do Piauí já se destaca por seus grandes parques eólicos e solares e tem o potencial de se tornar um dos principais produtores e exportadores de hidrogênio verde do mundo.

A conferência, que é gratuita, exige inscrição prévia pelo site oficial e promete uma programação rica e diversificada. Serão mais de 40 painéis simultâneos de diálogos, uma feira de negócios de energias renováveis, atividades de popularização da ciência e eventos culturais. Especialistas renomados, acadêmicos, pesquisadores, representantes governamentais, empresários do setor de energias renováveis, membros da sociedade civil e organismos internacionais estarão presentes, discutindo e explorando as últimas inovações e oportunidades no campo das energias renováveis.

Além dos debates e painéis, a feira de negócios proporcionará uma plataforma para empresas do setor de energias renováveis apresentarem suas inovações e estabelecerem parcerias estratégicas. Esta é uma excelente oportunidade para empresários e investidores conhecerem novas tecnologias e se conectarem com líderes da indústria.

A CITER também abordará a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e as metas do Acordo de Paris, alinhando-se com a preocupação global em direção a um futuro mais sustentável e resiliente. O evento enfatiza a necessidade de ações concretas e colaborativas para alcançar um desenvolvimento sustentável.

A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis em Teresina é um marco significativo para o estado do Piauí e para o Brasil, destacando a crescente importância das energias renováveis no cenário global e promovendo um futuro energético mais sustentável e inclusivo.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:3 de junho de 2024