A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) colaborou com a realização de um dos maiores eventos de Matemática do país, que aconteceu entre os dias 07 a 13 de novembro de 2021, em Teresina, Piauí.

Trata-se da 24a Semana Olímpica de Matemática da OBM. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT-Mat) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os ganhadores de diversas regiões do Brasil da competição nacional promovida pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) estiveram reunidos na cidade de Teresina para o recebimento de suas medalhas e a inserção em atividades de treinamentos para competições internacionais. Durante a semana aconteceu ainda a Cerimônia de Premiação da XLII Olimpíada Brasileira de Matemática.

Esta é a primeira vez que o evento acontece no Estado do Piauí, que já foi destaque nacional pelas premiações em matemática do município de Cocal dos Alves. Sandoel Vieira, egresso das turmas desta cidade do interior do estado, hoje doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, participou da comissão organizadora do evento. O professor Antonio do Amaral, também reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho com olimpíadas em Cocal dos Alves também esteve na organização da semana.

A Semana Olímpica é um evento realizado desde 1998 onde os estudantes de todo o Brasil podem assistir palestras de Matemática Avançada com professores especializados em treinamento para competições e interagir com outros jovens nas atividades de lazer. Participam do evento alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Universitário. 

Presença Internacional

A 24a Semana Olímpica de Matemática da OBM, contou com a participação especial do matemático norte americano Po-Shen Loh. A palestra do professor, proferida na noite do dia 10 de novembro, divertiu e instruiu os estudantes presentes na Semana Olímpica. 

Po-Shen Loh (37 anos) é um professor associado de matemática na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, e atualmente é o treinador nacional da equipe da Olimpíada Internacional de Matemática nos Estados Unidos. Foi sob seu treinamento que a equipe venceu a competição em 2015, 2016, 2018, e 2019 – suas primeiras vitórias desde 1994. Ele já havia ganhado uma medalha de prata para os EUA como participante em 1999.

Por meio de viagens, lives e palestras como a que deu na Semana Olímpica, ele revela a matemática em lugares inesperados de nossa vida cotidiana. Sua atitude não convencional forma sua abordagem holística de educação e o leva a ensinar alunos de todos os níveis, origens e idades.

Loh ainda dirige um curso popular para treinar estudantes para o Concurso de Matemática William Lowell Putnam, conhecido como Seminário Putnam, e é o fundador do site educacional Expii. Ele se formou no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

A carreira acadêmica de Po-Shen concentra-se em descobertas originais nas áreas de combinatória, teoria da probabilidade e ciência da computação. Ele publicou vários artigos em revistas acadêmicas e foi reconhecido pelo Prêmio United States Presidential Early Career para Cientistas e Engenheiros, em 2019.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de novembro de 2021