Como parte da programação preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação (CNCTI), prevista para ocorrer de 4 a 6 de junho em Brasília, acontece na cidade de Bom Jesus nesta sexta-feira (15), a Conferência Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí.

A Conferência em Bom Jesus é uma das cinco planejadas, seguindo uma série estratégica que inclui encontros em Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Este encontro em particular abordou questões fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e científico do estado, destacando as potencialidades do sul do Piauí e suas perspectivas para o futuro

Organizada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), EMBRAPA, SEBRAE, e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e outras instituições locais, a Conferência tem como tema central “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido”.

A programação do evento em Bom Jesus incluiu pela manhã uma palestra promovida pelo SEBRAE, que discutiu as Potencialidades do Sul do Piauí, seguida por momentos de networking durante Coffee Break. As discussões ao longo do dia se concentram em dois eixos principais: a Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, e a Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos.

Durante a tarde, acontecerá plenária para discussões aprofundadas sobre os eixos anteriores, buscando soluções e estratégias para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado. Ao final do dia, o evento será finalizado com a apresentação da síntese do relatório final da Conferência de Bom Jesus, consolidando as ideias e propostas discutidas ao longo do dia.

A Conferência Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí se destaca como um espaço crucial para a articulação entre academia, setor público, empresas e sociedade civil, visando promover um ambiente propício para o avanço científico e tecnológico do estado, rumo a um futuro mais justo, sustentável e desenvolvido. Com o engajamento de diversos atores, espera-se que as deliberações e propostas resultantes desses encontros contribuam significativamente para a formulação de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento no Piauí e além.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI, deixando sua mensagem institucional na Conferência em nome da Fundação.
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:15 de março de 2024