O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um parâmetro criado para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Ele é calculado de acordo com três tópicos, sendo estes: Renda, Saúde e Educação. Ampliar o IDH é um desafio já lançado para o Piauí nessa gestão que se inicia.

Na manhã desta quinta-feira (10) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) recebeu representantes das diversas instituições do estado para discutir estratégias de melhoria do IDH estadual. Participaram da reunião a Secretaria de Administração e Previdência (SEADPREV), a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Câmaras Setoriais, Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) e a Agência de Fomento do Piauí. Vale ressaltar que a FAPEPI é a responsável por coordenar as ações desse grupo de trabalho de maneira a promover e incentivar o máximo envolvimento dos gestores.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, ressaltou medidas da instituição que ajudam no desenvolvimento do IDH.

“Nós sabemos da intenção do governador de acelerar o processo de crescimento do nosso IDH e para isso estamos realizando junto aos órgãos essas reuniões. A partir de nossas medidas com a parceria na gestão de bolsas da UAPI, o editais do PPSUS e a colaboração com CIEM e CIATEM, a Fapepi já auxilia diretamente duas das áreas prioritárias para o IDH, educação e saúde, agora nossos esforços serão voltados ao lançamento, em 2019, de editais que beneficiem pesquisas para a geração de renda nos municípios em que aparecem com o IDH abaixo da média”, comentou o presidente.

Entre as ações planejadas está o maior apoio às câmaras setoriais, com a possibilidade de abertura para investimentos da iniciativa privada, a modernização da estrutura administrativa da gestão estadual, bem como o reforço nas ações definidas no Pacto pela Inovação. O grupo reunido nesse primeiro momento voltará a se encontrar na próxima semana, onde outros gestores deverão ser acrescentados à equipe.

• Última modificação do post:10 de janeiro de 2019