A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) é uma das instituições que apoia a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí, que teve início nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 29, domingo.

O primeiro evento importante para a CT&I nesta semana a ser realizado no Piauí, foi o I Workshopp de Geomorfologia e Geoconservação. O encontro conta com o apoio da Fapepi e busca integrar conhecimentos da geografia através de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.

A abertura oficial do evento, no cineteatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contou com a participação do presidente da Fapepi, Francisco Guedes, que aproveitou a oportunidade para enfatizar a necessidade de maior envolvimento das instituições e entidades na luta por mais recursos para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

width=460

“Eu fico feliz de estar aqui prestigiando este evento. Mesmo com tantas adversidades, estamos envidando todos os esforços para continuar dando apoio aos professores e pesquisadores piauienses. Porém, nós temos que enxergar esse momento como uma hora oportuna para refletir sobre o atual contexto político. O Piauí aumentou nos últimos três anos o investimento em CT&I de dois para doze milhões. Ainda é pouco, é menos da metade do que o Maranhão aplica na área. Na contramão da história mundial, o Governo Federal reduziu os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação de 1% do PIB, média dos últimos 15 anos, para apenas 0,1 %. É um decréscimo absurdo, e tudo isso é decisão política, são prioridades que devem ser modificadas, se a população quiser. Nós como entusiastas desta causa precisamos discutir isso, mostrar a importância que a ciência tem para o país”, explicou o presidente Francisco Guedes.

Antes das considerações das autoridades presentes, o coral da Universidade Estadual do Piauí fez uma breve e aclamada apresentação.

A temática central do evento, objetiva levantar discussões e apresentar resultados acerca do desenvolvimento técnico-científico e metodológico que envolvem estudos Geomorfológicos e Geoconservação, Geodiversidade e Geoturismo. 

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes, reforçou o pedido de mais atenção com a CT&I no país e parabenizou os organizadores do evento. 

width=460

“O Guedes falou aqui sobre o momento político e eu acho extremamente importante essa discussão. Nós que somos parte deste processo, que temos influência pelos conhecimentos técnicos que possuímos, precisamos estar à frente desta questão. Ir além das questões propostas pelo workshopp, por exemplo, e discutir o futuro da Ciência, Tecnologia e Inovação no país. Aproveito para parabenizar os organizadores do evento, e enfim, falar do nosso orgulho, da nossa satisfação, de ter o IFPI como parceiro na realização deste evento, por que entendemos que precisamos sim dar apoio a iniciativas que buscam ampliar os conhecimentos de nossos pesquisadores”, explicou. 

A Fapepi se prepara a partir de hoje (23) para acompanhar uma série de eventos apoiados financeiramente pela instituição e que fazem parte das ações da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no estado. Confira abaixo as datas e os temas dos demais eventos.

Dia C da Ciência

No dia 25 de outubro, a quarta-feira da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, acontece o chamado “Dia C da Ciência”. A ideia foi do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino. O objetivo dessa data será promover uma mobilização nacional envolvendo as instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o país. Haverá exposição de trabalhos científicos e  oficinas na Praça Pedro II, no centro da cidade. O horário de visitação será das 9h às 18h. 

GEPEBIC

I Seminário Interdisciplinar do Gepebic (I Sigepebic), que acontece dia 26 de outubro às 18h no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF).

O seminário trabalhará o tema: “Ciência, Tecnologia e Sociedade: diálogos possíveis e necessários”. Vale ressaltar que o evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (Gepebic), vinculado à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pos-Graduação (PROP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  

Jornada Científica da Embrapa

Ainda nos dias 25 e 26, a Fapepi participa da III Jornada Científica da Embrapa Meio Norte, que visa proporcionar aos estudantes de graduação (estagiários e bolsistas) que possuíam vínculo com a Embrapa Meio-Norte uma oportunidade para a apresentação dos seus trabalhos de pesquisa. 

PiauíTec

Vale ressaltar que além dos auxílios financeiros concedidos aos eventos realizados dentro da Semana de Ciência e Tecnologia, a Fapepi também organiza, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mais uma edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, a PiauíTec. A proposta é estimular estudantes a desenvolverem projetos na área da robótica, física, química e engenharia.

A PiauíTec trabalha esse ano com o tema ‘A Matemática está em tudo’ e será realizada no Parque da Cidadania, às 17 horas, com entrada gratuita. A programação da Feira incluirá a outorga do Prêmio Jovem Cientista 2017, que reuniu variados projetos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. O prêmio recebeu este ano inscrições de estudantes das escolas da Educação Básica e Profissional Tecnológica de Teresina e das demais cidades do Piauí de diferentes Instituições Educacionais. 

Lançamento do Edital de Popularização da Ciência 

Na solenidade de abertura do PiauíTec será lançado pela Fapepi o edital 013/2017, referente ao Programa de Fomento à Popularização da Ciência, o edital tem como objetivo fomentar projetos de pesquisas visando despertar vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas através do desenvolvimento de pesquisa básica ou aplicada, a fim de incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio e Profissionalizante da Rede Pública de Ensino do Piauí. Para o edital foram disponibilizados R$ 100.000,00 (cem mil reais) oriundos do Tesouro Estadual. 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:24 de outubro de 2017