A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) recebeu na manhã desta sexta-feira (11) a visita do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o professor Dr. Jackson Roberto. Na oportunidade foram levantadas ações de aproximação entre as duas instituições.

Atualmente, a Univasf funciona com campi em três estados: Piauí, Bahia e Pernambuco. A aprovação do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) marca a criação do primeiro mestrado acadêmico em um campus afastado de sua sede. O Mestrado em Arqueologia será ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), onde também foi criado o primeiro curso de graduação em Arqueologia e Preservação Patrimonial ofertado em universidade pública no país, em 2004.

“Com a pós-graduação vislumbramos que haverá uma fixação melhor, tanto do aluno quanto do professor, na cidade.  O que elevará e muito o nível das pesquisas, do ensino e do desenvolvimento local, que é uma das finalidades preciosas que a educação oferece à sua comunidade”, comentou o pró-reitor.

width=680

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, ao lado de seus assessores técnico-científicos, buscou compartilhar informações sobre possíveis caminhos para essa nova fase da Univasf. “A ideia é analisar agora a viabilidade de bolsas de pesquisa que contemplem esse novo mestrado, além de estudar a inclusão da Univasf nas Câmaras de Assessoramento e Avaliação da Fapepi pois isso vai gerar uma relação direta entre as instituições e concretizará nossa parceria”, explicou bastante otimista.

• Última modificação do post:11 de janeiro de 2019