Durante os dias 23 e 24 deste mês, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), foi realizado o Seminário de Avaliação Final do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR- Piauí). O Seminário tem a finalidade de avaliar os resultados finais dos estudos financiados pela Fapepi desde 2013 dentro do programa. Ao todo 23 pesquisadores apresentaram trabalhos no evento que faz parte da comemoração dos 25 anos da Fapepi.

De acordo com o Presidente de Fapepi, Francisco Guedes temos muitos pesquisadores atuando com as bolsas concedidas pelo programa DCR e contribuindo para o desenvolvimento científico no Estado.

“Temos hoje no Piauí vários pesquisadores da Embrapa , UFPI, UESPI, IFPI que atuam com bolsas concedidas pelo DCR ,esse seminário de avaliação  serviu para gente avaliar os resultados das pesquisas nos últimos 5 anos e desenvolver a aplicabilidade destas pesquisas no Estado do Piauí.”

O Diretor Técnico-Científico da Fapepi, Albemerc de Morais relata como os seminários tem relevância para a instituição.

“Esses excelentes trabalhos apresentados na área de pesquisa e extensão tem contribuído para o crescimento do nosso Estado e a gente fica bem feliz com esses seminários, pois desde o momento da assinatura do termo de outorga eles já são previstos e temos uma sequência de outros seminários para acontecer por isso é muito importante para darmos transparência para quem financia nossos projetos através dos acordos”.

O programa de Desenvolvimento Científico (DCR) é um acordo de cooperação da Fapepi com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , que visa a concessão de bolsas para desenvolvimento cientifico, sendo implantado em 2004, com o objetivo de estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação em instituição de ensino superior e pesquisa, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, ainda priorizando as instituições das regiões situadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Alessandra Braga, foi uma das beneficiadas com o DCR e falou sobre a importância do programa.

“O apoio da Fapepi com esse edital foi fundamental pois é a agência de fomento de pesquisa do Estado e me possibilitou o desenvolvimento de várias pesquisas e ir além da minha pesquisa central. Tivemos além do desenvolvimento de nossos estudos a minha fixação aqui no curso de farmácia da UFPI”.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:24 de maio de 2018