12 Novembro, 2018 14:28

Teresina discute Internet das Coisas e Mobilidade na área da saúde

Aconteceu no último dia 09 a palestra “Internet das Coisas (IoT) e Mobilidade em Saúde”. O encontro foi no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas. A iniciativa é do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

De modo geral, o ministrante, professor Doutor Joel Rodrigues (representante do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil e Portugal), abordou o tema mostrando o potencial das tecnologias para a área da saúde. Ele citou, por exemplo, as vantagens de levar alguns serviços para a execução virtual, como a personalização dos atendimentos médicos, a desburocratização, maior articulação dos pontos da rede e uma economia financeira considerável. “Sentimos que estamos todos focados em um mesmo objetivo. Então, essa troca de experiência é essencial para que o conhecimento seja socializado e haja uma colaboração sempre mútua entre nós, pesquisadores”, ressaltou o convidado.

O professor Doutor da UFPI,  Carlos Henrique Nery Costa, explicou que o CIATEN, consolidado recentemente, é uma parceria entre a UFPI, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde e da FAPEPI, além do IDS (Instituto de Doenças do Sertão). “É uma instituição que vai pensar nas doenças negligenciadas, nas emergentes (como Dengue, Zika, Chikungunya) e também nos acidentes de moto e dar respostas rapidas. É um espaço que faz a junção da ciência em prol do bem estar das pessoas, e ao mesmo tempo, um centro de pensamento que foca no futuro e poderá, em breve, produzir tecnologia nesse âmbito”, explicou. 

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, prestigiou a palestra e aproveitou o momento para parabenizar a iniciativa e socializou um pouco sobre a Fapepi, apresentando aos participantes sua funcionalidade e relevância para o desenvolvimento do Estado.