19 Julho, 2019 16:34

Rede Nacional de Pesquisa realiza evento de Tecnologia da Informação no Piauí

Fotos: Sérgio Fontenele

O Ponto de Presença (PoP-PI) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) realizou nesta semana o Workshop de Tecnologia de Redes, em Teresina. O evento foi direcionado para gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado do Piauí.

O Coordenador Nacional dos PoPs, Mario Meyer, esteve presente no evento. Ele destacou a importância de que os estados tenham espaços para a popularização das novidades na área de Tecnologia de Redes.

“Hoje a Tecnologia da Informação é parte do tecido social do mundo inteiro, não tem muito como fugir da tecnologia. A gente traz esses eventos regionais com alguns intuitos, como trazer novidades para os clientes locais. As instituições têm dificuldade de mandar pessoal para fora, para se atualizarem, então, a gente tenta trazer essas novidades para os estados", afirmou. 

Temáticas atuais, como segurança na rede, criação de planos diretores de tecnologia da informação, internet das coisas e outras tendências foram abordadas durante o evento, que aconteceu entre os últimos dias 16 e 18. O PoP-PI tem uma parceria institucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que inclui ceder o espaço físico e instalações técnicas para o funcionamento da unidade do Ponto de Presença no estado. 

O encontro teve em sua programação os minicursos e as palestras: "Elaboração de Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)"; "Boas Práticas no Combate de Ataque de Negação de Serviço"; "Redes Veiculares, Desafios e Aplicações"; "Processo de Implantação do Eduroam nas Instituições (UFPI e IFPI)"; "Tendências em redes usando SDN"; "Soluções e Serviços Avançados da RNP- Nova Oferta de Serviço de Nuvem"; "Smart City: Aplicação de internet das coisas para uma cidade inteligente"; "Panorama de segurança da informação no estado do Piauí", e "Evolução e desafios da redecomep no Estado do Piauí".