11 Março, 2019 17:11

Fapepi será parceira em evento internacional que visa incentivar o empreendedorismo

Nesta segunda-feira (11), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, participou de uma reunião com representantes do Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV), no Palácio de Karnak, em agenda conjunta com a governadora em exercício, Regina Sousa.

O encontro visava articular a realização, no Piauí, de um grande evento cientifico, que engloba  três congressos internacionais, nas áreas de Licenciatura, Gestão e Ciências Agrárias, que devem ocorrer no mês de novembro de 2019, em Teresina.

 

Intitulado Programa Internacional Despertando Vocações, o evento é voltado para o desenvolvimento técnico científico dos alunos, onde as atividades são realizadas seguindo os princípios do protagonismo estudantil, internacionalização, democratização do conhecimento, construção colaborativa e fortalecimento da carreira. De modo a gerar atividades de extensão que resultem em um verdadeiro crescimento a todos os envolvidos.

A governadora em exercício ressaltou que um evento desse porte é muito importante no fomento à prática cientifica no Piauí. “Não podíamos deixar de aceitar uma parceria tão valiosa que será um desafio para todos nós. Certamente teremos bons resultados em novembro”, afirmou.

Na reunião, ficou definido que a Fapepi, juntamente com a Secretaria Estadual de Educação, serão os órgãos responsáveis pela interlocução para a efetiva realização do evento, que ainda irá contar com o apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI),  da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDET), presentes no encontro. "E vamos buscar mais parceiros como a UFPI, a EMBRAPA e o SEBRAE", destacou Guedes.

O IIDV

Com sede em Recife-PE, O Instituto Internacional Despertando Vocações é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter organizacional, técnico-científico, promocional, educacional, sem intencionalidade político-partidária, independente de classe social, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, raça, cor ou crença religiosa.

O objetivo do IIDV é desenvolver ações que despertem o interesse da sociedade pelas carreiras profissionais das áreas de atuação do instituto: Formação de Professores, Ciências Agrárias, Gestão, Tecnologias, Saúde e Artes através de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão no formato de rede de cooperação.