05 Março, 2020 12:24

FAPEPI sedia oficina de qualificação de exportações da Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou nesta quarta-feira (04), em Teresina,  na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) a Oficina de Competitividade sobre Introdução à Exportação.

O principal objetivo do curso, de 8 horas, foi desenvolver a visão estratégica de empresários para expandir seus negócios em outros países. Além do conhecimento adquirido, o curso ainda promove a estruturação de networking entre as lideranças das empresas participantes. Após a conclusão, os participantes recebem o Certificado da Apex-Brasil e da Fundação Vanzolini.

A oficina é voltada para empresas que estão iniciando ou planejam iniciar sua preparação para exportação, ou seja, aquelas que buscam se capacitar para o comércio internacional e precisam compreender melhor os diferentes aspectos e necessidades de seus negócios. As capacitações oferecem orientações sobre ferramentas fundamentais à tomada de decisões e condução do início ou expansão de atividades de exportação.

“Temos a proposta de trazer aos empresários um mix de prática e teoria , para que o empresário compreenda o processo de uma forma simples e também utilize essas ferramentas no seu dia-a-dia; ela também engloba o processo desde a pesquisa de mercado, onde tudo começa, até a entrega do produto de exportação no destino final. É uma oficina bem completa que engloba todo o conteúdo relacionado ao processo global de exportação”, conta a ministrante da oficina, Luciana Azalin.

O curso é parte da série de Oficinas de Competitividade que a Apex-Brasil está realizando nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins no mês de março.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior, além de atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A instituição tem como missão o desenvolvimento de competitividade das empresas brasileiras no exterior, e consequentemente internacionalizar os negócios e  atrair Investimentos Estrangeiros Diretos.

Em parceria com a FAPEPI, a Apex lançou no dia 30 de janeiro deste ano o Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), que tem por objetivo fomentar a exportação internacional de produtos locais, além da instalação do núcleo operacional da instituição em Teresina.