07 Agosto, 2019 20:02

Fapepi financia placas solares em parada de ônibus da UFPI

(Foto: Secom/UFPI)

O professor pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marcos Lira, aprovado com o Projeto Piloto Parada Solar no edital 015/2017, de Energias Renováveis, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, instalou no último fim de semana duas placas de energia solar que serão responsáveis pelo funcionamento de 8 ventiladores e 8 tomadas em um ponto de ônibus dentro da Universidade.

O objetivo da pesquisa e do projeto é melhorar o conforto térmico no interior da parada de maneira sustentável. A ideia é replicar o projeto em outros ambientes similares.

“Nós ganhamos um patrocínio da FAPEPI, no valor de 19 mil reais, incluindo bolsas de iniciação científica.  No inicio, nós vislumbramos a ideia de dar aos usuários aqui da Universidade o maior conforto térmico, então instalamos os ventiladores. E também que os alunos e usuários de um modo geral, pudessem ter uma tomada para carregar seus equipamentos eletrônicos, dando a possibilidade para eles usufruirem desse conforto de uma maneira sustentável”, afirma o pesquisador.

Os estudantes do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Leonardo Santiago, bolsista pela FAPEPI, e Lívio Nery, bolsista pelo PIBIC-UFPI, também são integrantes do projeto.

O objetivo do edital de Energias Renováveis tem sido financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação, com caráter interdisciplinar, nas áreas de energias renováveis no Piauí vinculado ao Programa de Fomento à Pesquisa em Energias Renováveis no Estado do Piauí.