25 Setembro, 2019 15:58

Cnpq e Ministério da Saúde abrem chamada para doenças negligenciadas

Foto: Herivelto Batista / ASCOM-MCTIC

O Ministério da Saúde (MS), através do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está com um conjunto de chamadas voltadas às áreas de doença e prevenção.

É o caso da chamada Nº 22/2019 de Pesquisas sobre Doenças Transmissíveis e Negligenciadas, que busca apoiar o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas ao aprimoramento dos programas de vigilância, controle, erradicação e prevenção das doenças transmissíveis e negligenciadas.

O intuito é que possam contribuir de modo efetivo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos e aprimoramento da vigilância à saúde, bem como subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Além da chamada Nº 22/2019, há também as chamadas Nº 25/2019, de Inquérito sobre Perfil de Doenças Raras no Brasil e Nº 23/2019 de Pesquisas de Prevenção, detecção e combate à Malária, em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates.